Inter e Chelsea fora do caminho do Sporting
O Bordéus garantiria o apuramento caso vencesse em Roma, mas o que teve foi a 50.ª derrota nas provas europeias (2-0). Valeu mais a qualidade do que a quantidade. O clube francês rematou 17 vezes, mas a Roma fez melhor com apenas oito tentativas. Brighi (61’) e Totti (79’) marcaram os golos que confirmaram a qualificação e o primeiro lugar da Roma. A noite começou com os três primeiros lugares em aberto, mas ficou tudo na mesma no final: 1,º Roma, 2.º Chelsea, 3.º Bordéus, 4.º Cluj.
O campeão romeno teve as duas primeiras oportunidades em Stamford Bridge e conseguiu colocar algum receio nos adeptos do Chelsea, mas foi o clube londrino que ganhou este jogo repleto de portugueses (Deco e Bosingwa de um lado; Nuno Claro, Cadú e Dani do outro). Kalou, após um livre de Deco, inaugurou o marcador (40’). Mas o Cluj, apesar de não poder escapar ao último lugar, nunca foi um adversário fácil. Aos 55’, após um cruzamento de Panin e um cabeceamento com sucesso de Yssouf Koné, voltou a fazer regressar a apreensão ao estádio do Chelsea. Scolari precisou de ir ao banco para garantir o triunfo: Drogba marcou seis minutos (71’) depois de entrar.
Grupo B
Saiu tudo bem ao Panathinaikos. A equipa grega, que primeiro do que tudo queria garantir a qualificação, terminou a noite no primeiro lugar, ultrapassando o Inter, que foi derrotado em Bremen (2-1). O ex-benfiquista Karagounis foi o autor do único golo (69’) do jogo de Atenas. O Anorthosis Famagusta começou o jogo com tudo para ganhar e acabou-o com tudo perdido. Nem Liga dos Campeões, nem Taça UEFA. Para os oitavos-de-final terem finalmente uma equipa cipriota era necessário que o Anorthosis triunfasse no estádio do Panathinaikos. O prémio de consolação seria a UEFA, mas nem isso foi possível, porque o Werder Bremen ultrapassou-o.
O Inter foi mesmo o pior inimigo do campeão do Chipre, uma vez que perdeu com os seus concorrentes directos. Pizarro (63’) e Rosenberg (81’) aproveitaram os erros defensivos do Inter, antes de Ibrahimovic reduzir (88’) com um remate fantástico de fora da área. “Uma equipa com oito pontos não merece ser qualificada”, tinha dito José Mourinho na antevisão do jogo na Alemanha. Mas foi isso mesmo que o Inter conseguiu, depois de duas derrotas seguidas.
Hugo Almeida, avançado português do Bremen, não jogou e estará ausente várias semanas, porque sofreu uma fractura parcial de uma vértebra durante o último jogo na Bundesliga, com o Wolfsburgo.
Grupo CSchuster, agora ex-treinador do Real Madrid, disse que o Barcelona é imbatível em Camp Nou, mas a história é diferente quando jogam muitos jovens da formação. O Shakthar aproveitou a poupança de Guardiola, que nem sequer convocou Etoo, Valdés, Dani Alves, Puyol, Márquez, Touré, Xavi e Messi, para vencer em Barcelona (3-2). Pela equipa ucraniana, que esteve sempre em vantagem, marcaram Gladkiy (31’ e 58’) e Fernandinho (76’). Sylvinho (59’) e Busquets (83’) fizeram os golos do Barça.
Grupo D
Golos de Babel, Riera e N’Gog ajudaram o Liverpool a vencer o PSV em Eindhoven (1-3) e o Grupo D. O Atlético de Madrid só precisava de fazer o mesmo que a equipa inglesa para garantir o primeiro posto, mas não foi além do nulo em Marselha, resultado que o atirou para o segundo lugar. Bem vistas as coisas, o empate foi um bom resultado: o Marselha, que segue para a Taça UEFA, rematou 22 vezes, o Atlético só uma.
Resultados ClassificaçõesGrupo A
Chelsea
2-1
Cluj Roma
2-0
Bordéus
1.º Roma, 12 pontos2.º Chelsea, 11
3.º Bordéus, 7
4.º Cluj, 4
Panathinaikos
1-0
Anorthosis Werder Bremen
2-1
Inter
1.º Panathinaikos, 10 pontos2.º Inter, 8
3.º Werder Bremen, 7
4.º Anorthosis, 6
Basileia
0-1
SPORTING Barcelona
2-3
Shakhtar
1.º Barcelona, 13 pontos2.º SPORTING, 12
3.º Shakhtar, 9
4.º Basileia, 1
Marselha
0-0
At. Madrid PSV
1-3
Liverpool
1.º Liverpool, 14 pontos2.º At. Madrid, 12
3.º Marselha, 4
4.º PSV, 3