Torne-se perito

Cada português come em média por ano 30 quilos de frango, o recorde da União Europeia

a Cada português consome em média 30 quilos de frango por ano, o que coloca Portugal em primeiro lugar na União Europeia no consumo de carne de aves. Esta tendência tem reflexos no crescimento do sector avícola nacional, o qual, de acordo com dados do Boletim Mensal da Agricultura, Pescas e Agro-Indústria, registou, em Agosto, no que se refere à criação de frango, uma produção de 22,1 mil toneladas, mais 8,1 por cento do que havia sido contabilizado em igual período do ano anterior.Para os portugueses, melhor que a carne de frango, só mesmo a carne de porco (41 quilos consumidos por habitante/ano). Esta predilecção pode explicar-se pelo preço, normalmente mais baixo que o das restantes carnes, e também por uma certa obsessão em relação às dietas, uma vez que os galináceos, sendo ricos em proteínas, são pobres em calorias.
A carne das aves sofreu, no entanto, algumas contrariedades nos últimos anos. Primeiro a crise dos nitrofuranos e, mais tarde, a gripe das aves. Recentememte a Deco disse que falta higiene no sector e que existe contaminação elevada nos frangos embalados a granel.
O bastonário da Ordem dos Veterinários, Sameiro Sousa, diz que não há motivos para alarme. "Nem tudo poderá ser controlado a 100 por cento, porque não há risco zero, mas no consumo de carne de aves eu creio que a população pode estar perfeitamente segura", disse. No ano passado a Direcção-Geral de Veterinária inspeccionou, no momento do abate, cerca de 200 milhões de aves, das quais apenas 0,2 por cento estavam impróprias para consumo.

Sugerir correcção