As crianças já sabem o que vão pedir ao Pai Natal
Marcas e grandes superfícies já têm previsões de quais serão os brinquedos mais vendidos no Natal. Quem mais publicita, leva a melhor
a O Noddy veio para ficar. Os Gormiti chegaram este ano e prometem fazer vacilar o Action Man, o Homem--Aranha e até os Transformers. As raparigas vão preferir os animais da Little Pet Shop e as bonecas Winx. Falta um mês para o Natal e as lojas fazem questão de estar à altura dos pedidos mais exigentes dos mais novos.
As crianças em idade pré-escolar irão preferir "artigos do Noddy e peluches Pocoyo", alvitra o gabinete de comunicação da Toys 'R' Us, e os rapazes mais velhos não vão deixar de querer os bonecos Gormiti dos desenhos animados do canal Panda, acrescenta Pedro Vicente, chefe da área dos brinquedos do El Corte Inglés.
A grande novidade para os rapazes será o Eye Clops, um "olho biónico que funciona como um microscópio" e amplia imagens até 200 vezes o seu tamanho real: "Permite ver detalhes de diversos objectos de todos os dias - sal, flores e areia", explica Edite Fonseca, directora de marketing da Concentra.
Os brinquedos associados às marcas Homem-Aranha e Action Man, embora tenham já um mercado fixo nesta altura do ano, vão no entanto lançar novidades, de modo a acompanhar as exigências do seu público.
Os animais de companhia da Little Pet Shop serão o alvo predilecto das escolhas das mais pequenas. A Concentra aponta também a guitarra interactiva de Hannah Montana como uma aposta segura, e uma consola virtual My Life, que junta bonecas-
-modelo virtuais ao mundo dos videojogos para raparigas: possibilita criar uma personagem com características físicas e traços de personalidade distintos e à vontade de cada um.
As meninas já mais velhas não irão esquecer as bonecas bruxas Winx, as adolescentes Bratz e produtos das linhas Hello Kitty e Barbie, que "nem precisam de publicidade", diz o chefe da área de brinquedos do El Corte Inglés.
Mercado sazonal
De facto, a publicidade é a grande responsável pela maioria dos brinquedos que figuram nas cartas ao Pai Natal, e o canal Panda é um dos alvos preferidos pelas marcas para exibir as publicidades. A Hasbro, o El Corte Inglés e a Toy 'R' Us admitem que, a partir do momento em que os anúncios começam a passar, há um aumento nas vendas.
A distribuição dos catálogos também ajuda. As crianças têm então a tendência de pedir os brinquedos que vêm anunciados. Um dos casos mais paradigmáticos deste efeito é o Mauzão - as vendas deste buldogue que guarda os ossos enquanto dorme são praticamente insignificantes, excepto na época natalícia: a publicidade "passa na televisão e acaba por ser um dos produtos que mais se vende", explica Pedro Vicente.
As vendas de Natal acabam então por ocupar uma grande fatia no total de lucros das empresas. A Concentra revelou que a "campanha de natal representa 70 por cento" das vendas anuais, devido à "tendência para a sazonabilidade".
A Hasbro admitiu que as vendas durante o período entre Outubro e Dezembro rondarão os 60 por cento do total do ano. Apesar da tentativa para dinamizar outras épocas do ano, como o Carnaval e a Páscoa, o Natal continua a ser a melhor altura para o lançamento de novidades.