Construção de IP8 entre Beja e Sines vai começar até meados de 2009
O anúncio foi feito hoje pelo secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, em Beja. "Dias depois" de se saber o vencedor, prevê-se a adjudicação da obra, que deverá começar "num prazo de seis meses", disse o secretário de Estado.
O secretário de Estado falava aos jornalistas no final da assinatura do contrato de adjudicação da obra de beneficiação da Estrada Municipal (EM) 528-2, entre as proximidades do futuro terminal civil do aeroporto de Beja e a Estrada Nacional 121, junto ao futuro nó de São Brissos (Beja) do IP-8.
Os finalistas, um liderado pela Edifer e o outro pela Somague, vão saber quem fica adjudicatário "dia 2 de Dezembro", disse Paulo Campos. O anúncio vai ser feito durante uma cerimónia em Beja presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, um ano depois do lançamento do concurso para a concessão da estrada.
A primeira fase de construção inclui quatro troços do IP8, entre Sines e Beja, com portagens do Cacém e Beja. O novo traçado, terá 95 quilómetros. A concessão prevê também a construção da ER 261-5, treze quilómetros entre Sines e Vila Nova de Santo André, além de um troço de 16 quilómetros entre Évora (IP7)e São Mansos (IP2).
Está ainda a decorrer o estudo prévio do quinto troço do IP8, entre São Brissos e Baleizão (Beja), e o projecto de execução do último troço, entre Baleizão e Vila Verde de Ficalho, que deverão ter características de um IP, mas não de uma auto-estrada.
A decisão foi contestada por autarcas locais motivando a criação, no início de 2007, da comissão de utentes do IP8. Treze autarcas das juntas de freguesia de Beja e Serpa e cerca de 150 empresas e entidades dos dois concelhos fazem parte da comissão e exigem "a construção do IP8, entre Sines e Espanha, com características de auto-estrada e sem amputações, nem remendos".
EM 528-2 pronta em Junho de 2009A EM 528-2 vai ser consignada e arrancar em Dezembro, garantiu o secretário de Estado durante a assinatura. A obra, com 2,7 quilómetros de extensão e duas faixas de rodagem, deverá ficar concluída e abrir ao tráfego em Junho de 2009 e terá um investimento de 1,6 milhões de euros.
A empreitada "visa proporcionar uma ligação rápida e segura" entre o aeroporto de Beja e o futuro IP-8 e "contribuirá para a redução da sinistralidade rodoviária" no distrito de Beja, que "regista uma média superior à nacional", segundo o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. A obra de beneficiação da EM 528-2 arranca seis meses após o inicialmente previsto e no mesmo mês em que deveria abrir ao tráfego.
Segundo as previsões originais do Governo, as obras deveriam ter arrancado no passado mês de Maio, para a via abrir ao tráfego no final de este mês.
A concessão Baixo Alentejo tem o total de 344 quilómetros e inclui a construção de 124 novos quilómetros em perfil de auto-estrada e a exploração e conservação de 220 quilómetros já em serviço, num investimento total previsto de 270 milhões de euros. Os 220 quilómetros que já estão abertos ao trânsito dividem-se pelos troços São Mansos/Castro Verde (IP2), IC1-Marateca/IP8 e IC33-Santiago do Cacém/Grândola.