Ministra da Saúde aumenta número de comissões de infecção hospitalar

Foto
Espera-se que este processo reforce as boas práticas, disse a ministra PÚBLICO (arquivo)

"São comissões que organizam o controlo das infecções, identificam as situações e tentam fazer um trabalho de sensibilização com os profissionais", explicou a ministra depois da cerimónia, em Lisboa, de adesão de Portugal a uma campanha de higiene das mãos nos hospitais promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O objectivo da iniciativa "Medidas Simples Salvam Vidas" é melhorar a higiene nas unidades de saúde, evitando, assim, que se propaguem infecções entre doentes e profissionais de saúde.

"Espera-se que este processo reforce as boas práticas e que dê um pouco mais de condições aos profissionais", disse Ana Jorge, alertando para o facto de as infecções não serem apenas um "problema de saúde, mas também podem levar à morte".

A representante do Governo espera que, com a adesão a este programa, Portugal possa diminuir o risco de infecção nas unidades de saúde e reduzir a "resistência aos antibióticos".

"Se não houver o mínimo de atenção podemos chegar a um ponto em que não há antibióticos para tratar algumas infecções", advertiu a ministra.