Catorze feridos ligeiros em incêndio no túnel do Canal da Mancha
“Há seis pessoas intoxicadas ligeiramente pelo fumo e oito outras com ferimentos ligeiros devido a estilhaços de vidro”, avançou François Malhanche, director do gabinete da prefeitura de Calais. Segundo o mesmo responsável, 32 outras pessoas, na maioria motoristas, abandonaram o local do incêndio através do túnel de serviço e aguardavam a sua retirada pelas equipas de socorro.
François Malhanche adiantou que o “incêndio terá tido origem acidental” no “sistema de travagem de um camião, propagando-se a um dos pneus” da viatura. O incidente ocorre a cinco quilómetros da saída do túnel pelo lado francês, acrescentou o responsável.
Também segundo os bombeiros, o incêndio terá começado num camião de transporte de produtos químicos que circulava no sentido Londres-Calais, acabando por se propagar a outros dois camiões que eram transportados no mesmo comboio de mercadorias.
Um correspondente da AFP indicou que helicópteros dos serviços de socorro franceses aterraram perto da entrada do túnel, em Coquelles, perto de Calais (Norte de França) e que pelas 18h00 locais (17h00 em Lisboa), mais de duas horas depois do alerta para o fogo, surgiram na entrada as primeiras composições transportando os feridos, que foram em seguida transferidos para o centro de socorro da Eurotunnel, responsável pela operação ferroviária do túnel entre o Reino Unido e França.
Um porta-voz da Eurostar avançou esta tarde que nenhum comboio de passageiros se encontrava no túnel na altura do incêndio.
De acordo com o Serviço Nacional de Caminhos de Ferro francês, a circulação ferroviária permanecerá interrompida, nos dois sentidos, até à manhã de amanhã. A Eurotunnel apela aos utentes que adiem as suas viagens entre os dois países até que a situação fique resolvida amanhã.
O túnel do Canal da Mancha faz a ligação entre França e o Reino Unido. Por ele passam comboios de transporte de viaturas e mercadorias, bem como de passageiros da empresa Eurostar, que liga Londres a Paris e Bruxelas.