Câmara de Coimbra quer abater plátanos no centro da cidade
a A Câmara Municipal de Coimbra pretende levar a cabo uma operação de abate de, pelo menos, oito plátanos situados na Avenida Emídio Navarro, no centro da cidade, por considerar que estes representam uma "ameaça" para a segurança de transeuntes e de condutores.O abate foi recomendado por uma empresa privada ligada à manutenção de espaços verdes que identificou "lesões graves" e "focos de podridão" que ameaçam a estabilidade dos plátanos da Avenida Emídio Navarro.
Além do risco de queda de ramagens sobre transeuntes, o departamento do Ambiente da autarquia também está preocupado com as elevações que existem no pavimento da avenida, causadas pelas raízes dos plátanos e que "colocam em risco os condutores que transitam" na via.
O conjunto de 44 plátanos que existe na zona está instalado numa exígua faixa central que divide os dois sentidos de trânsito e as cinco faixas de rodagem da avenida. No estudo de avaliação do estado das árvores é ainda recomendada à câmara a realização de uma "intervenção generalizada de poda", de modo a reduzir o tamanho das copas e a aumentar a segurança dos plátanos.
O relatório critica ainda as intervenções de manutenção que têm sido feitas ao longo dos anos pelos serviços da autarquia e que têm contribuído, lê-se no documento, para desencadear de "processos de decomposição da madeira".