Maioria dos casos de OVNI são facilmente explicáveis
a A maioria dos casos em que as pessoas afirmam avistar objectos voadores não identificados (OVNI) têm causas simples. Normalmente, os avistamentos são provocados por fenómenos celestes ou por satélites artificiais. A explicação é do presidente da Sociedade Portuguesa de Ovnilogia, que ontem promoveu um encontro internacional sobre o fenómeno. Segundo Nuno da Silveira, para quem é importante fazer uma abordagem científica a estas situações, "as pessoas têm poucos conhecimentos da mecânica celeste" e é frequente tomarem por OVNI astros brilhantes, como Vénus ou a estrela Sírius.
Nuno da Silveira não descarta a possibilidade de alguns OVNI serem "indícios" de "inteligência não-humana, não necessariamente extraterrestre". Mas diz não ter qualquer preferência por esta explicação: "É uma hipótese como qualquer outra".
Uma posição diferente tem o investigador João Matos, que diz haver sinais inequívocos de que a Terra é vi-
sitada por extraterrestres. O investigador exemplifica com gravuras, esculturas e pinturas de várias civilizações, que viveram em eras diferentes e que representam da mesma forma seres supostamente vindos do espaço. "Os deuses do passado são os extraterrestres de hoje", considera.