Joaquim Furtado vence Grande Prémio Gazeta pela série televisiva "A Guerra"
Na opinião do júri, a série documental de Joaquim Furtado assume-se "de forma incontroversa como um trabalho jornalístico de excepcional qualidade". "Estamos perante uma investigação baseada numa cuidadosa e criteriosa pesquisa de arquivo, mas cuja construção narrativa, ao cruzar géneros jornalísticos diferenciados, possibilita uma reconstituição de grande significado documental que, simultaneamente, permite uma melhor compreensão e abre novas perspectivas de abordagem sobre um período e acontecimentos de importância fundamental na nossa História recente", afirma o júri em comunicado, justificando a atribuição do prémio.
O Clube dos Jornalistas considera que se trata de um trabalho que, tanto pelo tema como pelo valor jornalístico, constitui "um inestimável contributo para a recuperação da nossa memória colectiva, num tempo em que vários factores e vontades se conjugam para a tentativa do seu apagamento", acrescenta o júri.
O jornalista João Luz, colaborador da revista "Visão", foi contemplado com o Prémio Gazeta Revelação pelo conjunto de trabalhos apresentado a concurso: "Eu, vegetariano", "Quanto custa criar um filho", "Incríveis viagens de Inverno" e "À descoberta de Minas Gerais".
O Prémio Gazeta Imprensa Regional foi atribuído ao semanário "O Mirante", um jornal regional "graficamente cuidado" que edita semanalmente uma "extensa e diversificada informação plural da vida ribatejana nas áreas da sociedade, cultura, economia, política e desporto".
O troféu Gazeta de Mérito foi atribuído a Eduardo Gageiro, uma "figura impar do fotojornalismo português", que em mais de 50 anos de actividade profissional obteve várias distinções nacionais e internacionais, sublinha o júri, lembrando que alguns dos trabalhos deste fotógrafo são registos históricos de repercussão mundial, como os acontecimentos dos Jogos Olímpicos de Munique (1972) e do 25 de Abril de 1974.
Com o intuito de prestigiar o primeiro jornal português, a "Gazeta", cuja publicação se iniciou em 1641, os prémios Gazeta são atribuídos desde 1984 pelo Clube de Jornalistas. A valorização dos jornalistas portugueses e o estímulo da qualidade do jornalismo talento e criatividade são os principais objectivos desta iniciativa.