Toyota anuncia lançamento de um novo modelo híbrido em 2010
Na linha de produção tailandesa, a Toyota conta produzir nove mil carros por ano. Em 2010, o veículo começará a ser fabricado na Austrália, com dez mil carros por ano.
“Decidimos produzir o Camry híbrido na Austrália porque os australianos são extremamente preocupados com as questões ambientais, inclusivamente com o aquecimento global”, disse Katsuaki Watanabe, presidente da Toyota, numa conferência em Nagoya, no Japão, no âmbito da visita de Kevin Rudd, primeiro-ministro australiano, àquele país.
O Governo australiano - que subsidiou com 500 milhões de dólares australianos (305 milhões de euros) o fundo “Green Car Innovation” para encorajar o desenvolvimento de novos veículos - já anunciou a doação de 35 milhões de dólares australianos (21,3 milhões de euros) para garantir a produção do Camry híbrido no país.
Segundo Rudd, a Áustralia pretende aumentar a produção de veículos mais "amigos do ambiente" no próximo ano para combater a pressão do aumento dos preços dos combustíveis e o aquecimento global.
O Camry híbrido vai ser lançado nos mercados japonês, norte-americano e europeu até 2010, tendo como alvo as empresas com grandes frotas automóveis. Os novos carros vão ter uma autonomia superior em relação à actual geração de veículos, que possuem baterias de níquel, de maiores dimensões e mais pesadas.
A Toyota criou uma empresa em parceria com a Matushusita, detentora da marca Panasonic, com o objectivo de começar a produzir no próximo ano as novas baterias de iões de lítio, semelhantes às utilizadas actualmente nos computadores portáteis.
O principal construtor automóvel japonês, que começou a comercializar em 1997 o primeiro carro híbrido, pretende a venda de um milhão de veículos até 2010, mais do dobro dos que foram vendidos no último ano. Desde o lançamento do Prius híbrido, em 1997, a Toyota vendeu um total de 1.5 milhões de veículos deste modelo.
A empresa anunciou ainda a criação, já este mês, de um departamento de pesquisa especializado em baterias para desenvolver um produto inovador que melhore o desempenho das actuais unidades de iões de lítio.