Fox Next é o canal que se segue no Meo
a Homens à beira de um ataque de nervos, os bastidores da comédia e um novo olhar sobre as diatribes do Exterminador Implacável, além de filmes, compõem a programação de mais um canal Fox em Portugal. O Fox Next, direccionado para os espectadores entre os 25 e os 44 anos, estreia-se hoje no operador de televisão por IP da PT Comunicações, o Meo. Apresenta dez séries norte-americanas, para juntar às cerca de 140 já exibição em Portugal.O canal, que ocupa a posição 62 no pacote temático Meo Mix, estreia em Portugal quatro séries: Mad Men (2007), Rockefeller 30 (2006), Terminator: As Crónicas de Sarah Connor (2007) e Big Shots (2007).
Esta última, que se encontra em suspenso nos EUA na sequência da greve dos argumentistas e de maus resultados de audiências na ABC, é descrita como Sexo e a Cidade para Homens e é protagonizada por Dylan McDermott (Causa Justa). Big Shots ocupa o espaço temático das noites de segunda-feira: drama. Depois da série, às 21h30, passa um filme, às 22h15. Hoje é a vez de Revelação, com Michael Douglas e Demi Moore. As noites de terça-feira são dedicadas ao romance, e a série para condizer é Malmequer, Bem-me-quer, que passa no FoxLife (Zon/Tv Cabo).
Ainda que para uma audiência comparativamente reduzida, o Fox Next consegue ultrapassar a televisão generalista com a estreia de Terminator: As Crónicas de Sarah Connor, que a RTP1 planeia começar a exibir aos domingos a partir de 11 de Maio. A história de Sarah e John Connor entre o segundo e o terceiro filme da franchise Terminator passa às quartas à noite no novo canal Fox.
Já na quinta-feira, estreia um dos grandes títulos do ano passado. Mad Men roubou o Globo de Ouro para série dramática a House ou Anatomia de Grey e o Globo para melhor actor a Hugh Laurie ou Michael C. Hall (Dexter). É um regresso ao passado, mais precisamente à década de 1960, para explorar o mundo dos executivos da publicidade, centrada na Madison Avenue de Nova Iorque. A figura de proa é Don Draper (interpretado pelo actor Joe Hamm) e a continuidade da série já foi assegurada pelo canal de cabo AMC, que comprou uma segunda temporada.
Sexta-feira, estreia-se Rockefeller 30 (30 Rock), uma das mais faladas séries desde 2006, quando foi a aposta da época alta da televisão norte-americana na NBC. A série criada por Tina Fey sobre os bastidores de um programa de comédia à imagem do Saturday Night Live é uma rara comédia numa paisagem televisiva ainda dominada pelos dramas, protagonizada pela própria Tina Fey e por Alec Baldwin. No currículo tem um Emmy (Melhor Série de Comédia em 2007) e dois Globos de Ouro para actores (Alec Baldwin em 2007 e Tina Fey em 2008).
Da grelha do Next consta também a série britânica Foxy Lady, com estreia às 00h de 23 de Abril. À semelhança de Malmequer, Bem-me-quer, as restantes séries do Next são recuperadas de outros canais Fox ou que já passaram nos generalistas. É o caso de The O.C.: Na Terra dos Ricos (3ª temporada), Battlestar Galáctica ou Todos Odeiam Chris.
Depois de ter lançado na semana passada o SET e o Animax, dedicados, respectivamente, às séries e ao anime japonês, o serviço Meo (com oferta triple play - televisão, Internet e telefone) inclui a partir de hoje na sua oferta o Fox Next, lançado para o público que recebe a televisão por IP (Internet Protocol). Este é o 11º canal da Fox International Channels em Portugal, o segundo país europeu com mais canais da empresa a seguir a Itália.
Joana Amaral Cardoso