Ford prepara-se para vender Jaguar e Land Rover à indiana Tata

Com dois exercícios consecutivos no vermelho,
a construtora norte-
-americana liberta-se das marcas que estão orientadas para nichos de mercado

a O grupo norte-americano Ford deverá formalizar hoje a venda das marcas Jaguar e Land Rover à companhia indiana Tata, conhecida por ter desenvolvido aquele que é actualmente o carro mais barato do mercado - o Tata Nano, que é vendido, na Ásia, a 2500 dólares, cerca de 1700 euros. A Tata irá pagar, pelo menos, 1300 milhões de euros.As negociações entre as duas empresas já levam alguns meses. A Tata foi escolhida pela Ford como a companhia que reunia condições para assumir os comandos da marca de automóveis de luxo e da marca que se tornou um ícone do todo-o-terreno. À margem desse processo foram deixados a também indiana Mahindra e uma empresa de capital de risco que é liderada por um antigo gestor da Ford, Jacques Nasser.
Com dois exercícios seguidos de prejuízos (oito mil milhões de euros só em 2007), a companhia norte-americana optou por desfazer-se das marcas que operam nichos de mercado e congregar esforços naquelas que são responsáveis pela fatia maior do seu volume de negócios. Há um ano, desfez-se da Aston Martin, outra fabricante de automóveis topo de gama.
A venda da Jaguar e da Land Rover resultará numa menos-valia para a Ford, que gastou mais do dobro do que irá agora receber da Tata. A companhia norte-americana manterá, por outro lado, a responsabilidade pelos fundos de pensões das duas marcas (o que era uma exigência dos sindicatos e fez atrasar a evolução das negociações). Como contrapartida, a construtora automóvel indiana compromete-se a comprar motores Ford para equipar os seus veículos.
Ontem, o jornal Financial Times noticiava na sua edição on-line que o acordo para a transacção das duas marcas seria assinado até ao final da tarde e que o anúncio oficial deveria ocorrer hoje, ao meio-dia (hora portuguesa). Mas nenhum responsável das empresas envolvidas confirmou estas informações. Ainda de acordo com o jornal londrino, a Ford quis esperar pelo regresso da força laboral das duas empresas das férias de Páscoa para lhes anunciar, em primeira mão, a opção pela venda.
A iminência de um acordo foi ontem levantada a partir das declarações do próximo director executivo da Fiat, que tem um acordo de colaboração com a Tata. Sergio Marchionne afirmou que gostaria de estender a cooperação, via Tata, à Jaguar e à Land Rover.
1,3
mil milhões
de euros é quanto a Tata deverá pagar à Ford para adquirir as duas marcas britânicas
1,3
mil milhões
de euros é quanto a Tata deverá pagar à Ford para adquirir as duas marcas britânicas

Sugerir correcção