Morreu Neil Aspinall, o quinto Beatle (um dos vários)
a Não houve um quinto Beatle, houve vários (Stuart Sutcliffe, Pete Best, Brian Epstein, George Martin e outros cidadãos anónimos que fazem parte da pequena história), mas também houve um que foi mais quinto Beatle do que os outros. Neil Aspinall morreu anteontem, num hospital de Nova Iorque, com cancro do pulmão. Era o verdadeiro quinto Beatle porque chegou à banda 18 meses antes de Ringo Starr e porque foi o último a fechar a porta, décadas depois dos outros quatro: retirou-se da administração da Apple Corps, que dirigia desde 1970, a 10 de Abril do ano passado.
Mais do que o primeiro roadie da banda, Neil Aspinall era um amigo pessoal dos quatro Beatles, e especialmente de George Harrison, com quem fumou os primeiros cigarros.
Até às batalhas legais contra a EMI e a Apple Computer, esteve sobretudo nos bastidores, na vida como nos negócios. E nos discos: temos de ler as letras pequenas para saber que tocou tambura em Within You, without You, harmónica em Being for the Benefit of Mr. Kite e percussão em Magical Mistery Tour. I.N.