NATO Fragata Vasco da Gama a caminho da Alemanha para integrar missão
"Que vão e voltem." Assim se despediu o comandante naval, o almirante Vargas de Matos, da fragata Vasco da Gama, que na sexta-feira iniciou viagem rumo ao porto alemão de Kiel, aonde deverá chegar amanhã, para integrar uma força naval da NATO.São 190 os militares, entre os quais 17 mulheres, que seguem a bordo da fragata e que só regressarão daqui a quatro meses, depois de exercícios no mar Báltico, mar do Norte e Mediterrâneo.
A saída da Base Naval do Alfeite, que o PÚBLICO acompanhou, fez-se na condição "Oito Tango", ou seja, em "estado de prontidão" face a "ameaças assimétricas", leia-se eventuais ataques terroristas. A isso obriga a circulação em "água restritas" e é isso que justificava a presença a bordo de cinco fuzileiros. Durante o percurso inicial, os galões foram também virados ao contrário, para ocultar o posto de cada militar.
"Popa", "guinar", "jardas", "estibordo", "ré". A azáfama era muita a bordo da Vasco da Gama. Alguns dos militares envergavam, pela primeira vez, uma boina azul, diferente dos tradicionais bonés, bonés de pala ou panamás brancos, adoptada para facilitar a mobilidade.
Passado o canal do Alfeite, o estado de alerta regressou à normalidade e a navegação passou a ser assegurada por seis elementos. Na partida, a Vasco da Gama ainda se cruzou, inesperadamente, com as duas fragatas da mesma categoria, a Álvares Cabral e a Corte-Real, que efectuavam exercícios de simulação. A equipa de destacamento de helicópteros, com dez elementos e dois pilotos, atracou no navio quando este chegou ao mar.
Aos jornalistas, o capitão-de--mar-e-guerra Gouveia e Melo falou da relevância da missão, numa altura em que Portugal tem "a possibilidade" de vir a comandar, durante o próximo ano, a força naval da NATO (Standing NATO Maritime Group One). Portugal nunca esteve no "comando de uma força destacada" da NATO, mas tem hoje a capacidade para, "em 48 horas, estar em qualquer parte do mundo", referiu, enquanto sublinhava a importância de uma "presença naval permanente". "No mar, não pode haver vácuo de poder", frisou. Sofia Branco
O ex-ministro do Turismo Telmo Correia considerou ontem à Rádio Renascença que a notícia do PÚBLICO de ontem, que dava conta de uma possível contradição entre a data real e a que consta no despacho a um parecer sobre a reversibilidade do Casino de Lisboa, é "um ataque pessoal e político em tempo de campanha", no dia em que teve como director Pacheco Pereira. "Esta notícia é uma tentativa de manter uma história, de procurar eventuais contradições entre o meu despacho e escutas (...) que são conversas de terceiros de que eu não tinha conhecimento".
O rastreio da hepatite e a informação das populações sobre a doença podem ajudar a diminuir a propagação do vírus C e até erradicar o B em Portugal, disse ontem a presidente da Sociedade Portuguesa de Hepatologia. "Para a hepatite C não há vacina, mas há certos cuidados e pode evitar-
-se o contágio. E o vírus B, com as populações esclarecidas e com o uso da vacina, pode ser reduzido e mesmo evitado", explicou Estela Monteiro. Em Portugal, estima--se que existam cerca de 170 mil doentes diagnosticados com hepatite C e cerca de 130 mil com hepatite B.
A SIC ganhou ontem o dia, em termos de audiências, ao alcançar um share médio diário (percentagem de telespectadores em relação ao auditório total do dia) de 28,1 por cento, deixando a TVI, líder há cinco anos, em segundo, com um share médio diário de 27,9 por cento. A RTP, que conseguiu alcançar o segundo lugar no balanço final do ano passado, tem-se mantido este ano no terceiro lugar. Mas continua a ser da TVI a marca do programa mais visto. A telenovela Fascínios foi o programa com maior audiência diária.
Um fórum para discussão de tudo o que tenha a ver com o mar será lançado pelo Governo em Maio próximo. Será uma estrutura aberta "a todos os que manifestem expressamente a vontade de se tornarem membros", segundo uma nota da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, criada em 2005 pelo executivo. As inscrições para a primeira sessão plenária, que será realizada dia 7 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, estão abertas até ao final de Abril. Podem ser feitas através de uma ficha de adesão disponível no sítio da estrutura de missão (www.emam.com.pt).
O Ministério Público (MP) do Tribunal de Pontevedra, na Galiza, pediu ontem penas que totalizam 65 anos de prisão para um cidadão português acusado de matar a sogra e de tentar matar a mulher, queimando--as com gasolina. Segundo a acusação, o arguido, de 43 anos e emigrado em França, deslocou--se ao apartamento onde vive a mulher, em Vigo, regou-a com gasolina e ateou-lhe fogo com um isqueiro, mas ela conseguiu sobreviver, depois de se atirar pela janela do 1.º andar do prédio onde vivia. O fogo acabou por vitimar a sogra.
Académicos, responsáveis políticos, deputados, editores e escritores vão debater o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em Abril, numa conferência internacional e numa audição pública organizadas pela Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura. Além de representantes da Academia de Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras, serão ouvidos responsáveis da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e outras entidades neste encontro que se deverá realizar em 7 de Abril.