Cronologia

Algumas apreensões em Portugal

No estudo que fez para a Agência Mundial Antidopagem, Alessandro Donatti afirma que a maior parte das apreensões de dopantes se registam em operações cujos alvos eram outros delitos, como o tráfico de droga. Portugal encaixa nesse perfil.

2 de Setembro de 2002Após o desmantelamento de uma rede de droga, o Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Setúbal manteve-se atento às actividades de um porteiro de discoteca e culturista, que fornecia esteróides anabolizantes a essa rede. O suspeito usou os seus conhecimentos do meio do culturismo para encontrar nova clientela fixa, disse na altura a GNR ao Correio da Manhã. Ao deter o culturista, a GNR apreendeu 20 doses individuais de Decadurabolin (nandrolona injectável), 40 de Sustenon (testosterona injectável), 86 de Naposim (metandienona), três de Winstrol Depot (estanazolol) e um frasco de Ganabol (boldenona, esteróide veterinário)

22 de Novembro de 2002Quatro agentes da PSP foram detidos nesse dia por alegado envolvimento numa rede de tráfico de estupefacientes. No total, catorze suspeitos foram julgados pelo Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, por crimes ocorridos entre Janeiro e Novembro desse ano.
"Além do tráfico de cocaína, haxixe e heroína, os réus estiveram igualmente envolvidos no tráfico de esteróides", indica um artigo do Correio da Manhã. Os polícias traficavam e consumiam esteróides.

30 de Junho de 2003A PJ dá conta dos resultados de duas operações contra o tráfico de drogas sintéticas. Nessas operações apreendeu 50 mil comprimidos/pastilhas de MDMA (substância activa do ecstasy) e "dezenas de milhares de comprimidos e ampolas, de produtos farmacêuticos opiáceos, alucinógenos e barbitúrios (...), bem como esteróides anabolizantes".
De acordo com a PJ, "um dos detidos desenvolvia uma intensa actividade ilícita": recebia através da Internet encomendas "quase diárias" e usava os serviços postais para enviar as substâncias "para destinos tão diversos como Brasil, EUA e Israel". "Os produtos psicotrópicos e anabolizantes eram adquiridos em diversos países, nomeadamente Tailândia, Espanha, Áustria e Roménia, através de circuitos paralelos de comercialização, não se excluindo a hipótese de parte deles terem sido adquiridos do mesmo modo a empresas nacionais", explicou a PJ na altura.

15 de Dezembro de 2006O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa anuncia a detenção de um homem de 40 anos em cujas residências foram apreendidas 45 ampolas de esteróides anabolizantes, além de drogas sociais, telemóveis e dinheiro. Segundo o JN, o homem era conhecido no meio da prostituição e da vida nocturna da capital e foi detido por suspeita de lenocínio.

17 de Abril de 2007Três homens detidos em Loures pela GNR, por suspeita de tráfico de estupefacientes. O Núcleo de Investigação de Crimes de Droga daquela localidade apreendeu "72 doses individuais de cocaína e 1677 de haxixe, comprimidos de ecstasy, 57 ampolas e comprimidos de esteróides, uma balança digital, 1200 euros, nove telemóveis, um computador portátil e dois automóveis", especificou a GNR em comunicado.

18 de Abril de 2007A PJ detém 31 skinheads, suspeitos de "muitas agressões", segundo disse uma fonte da investigação ao Portugal Diário. 190 agentes realizaram 55 buscas, apreendendo 15 armas de fogo, vários revólveres, uma carabina, explosivos, mais de mil munições, dezenas de armas brancas, mocas, soqueiras, tacos de basebol, bastões e aerossóis. A PJ apreendeu também esteróides anabolizantes, que seriam usados para consumo próprio e tráfico.

5 de Novembro de 2007
A PSP anuncia em comunicado os resultados da operação Polvo, desencadeada pelo Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) e que teve como alvos o crime organizado e violento associado a estabelecimentos de diversão nocturna. O Cometlis deteve 11 homens, inquiriu 22 testemunhas estrangeiras e identificou 88 estrangeiros. Entre as apreensões contaram-se 19 veículos, sete revólveres, munições, uma arma taser, 236,22 gramas de cocaína, 12,98 g de haxixe, 179 comprimidos de cocaína e 30 caixas de esteróides anabolizantes, noticiou nessa altura o PUBLICO.PT.

Sugerir correcção