Torne-se perito

Al Gore no 30 Rock

"Há uma baleia
em perigo. Tenho
de me ir embora!"

Entre 4 e 10 de Novembro, a NBC decidiu seguir o caminho verdejante da ecologia e não só pintou o seu símbolo de verde, como inseriu anúncios amigos do ambiente nos intervalos da programação.Cosmética e lucro caucionado pela ética à parte, a acção Green is Universal, responsável pela semana verde da NBC, também se pautou pela inserção de mensagens ambientais nos argumentos. Séries como 30 Rock, Médicos e Estagiários ou Chuck tiveram direito a histórias laterais ou falas com pendor ambientalista. O momento alto parece ter sido a aparição especial do porta-voz verde, Al Gore, que entra no episódio de 30 Rock e sai com uma tirada que já fez as delícias dos bloggers: "Silêncio! Há uma baleia em perigo. Tenho de me ir embora!"
Já se sabe que Hollywood adoptou a causa ecologista (Leonardo DiCaprio e o seu 11ª Hora é o exemplo mais óbvio), mas a programação americana e os seus protagonistas estão a virar para o verde. Há um reality-show cujo objectivo é reduzir o consumo de energia nas casas de duas famílias concorrentes, há os documentários como The Green, no canal Sundance, ou a iniciativa ambiciosa do Discovery Channel, que vai lançar um canal para emitir 24 horas por dia de programação ecologista.
Um exemplo na ficção é a série Eureka, que o canal de cabo FX (só disponível para os assinantes do pacote Funtastic Life da TV Cabo) já está a exibir e que a TVI estreou este sábado. A série centra-se numa cidade, Eureka, habitada pelas mentes brilhantes dos EUA. Os cientistas trabalham e vivem numa cidade que lhes oferece todos os recursos para investigar e tentar resolver os problemas do mundo, até que o projecto começa a correr mal. Porquê? Um dos motivos mencionados é o aquecimento global. A cada episódio, os cientistas têm de resolver problemas cuja semelhança com a realidade não é mera coincidência.
A concorrente desta série do canal Sci-Fi é Heróis (que já passou na TVI), da NBC, que ainda não integra grandes temas ecológicos mas cuja trama baseada em mutações, vírus e salvar o mundo é terreno apropriado para demonstrar preocupação com o ambiente. Adrian Pasdar, o Nathan Petrelli de Heróis, considera que o que interessa é que as estações de televisão pratiquem o que pregam. Pasdar diz que a série e a própria NBC participam em programas de redução da sua pegada ambiental e o seu irmão ficcional, Milo Ventimiglia (Peter Petrelli), acredita que não faltará muito para que a temática entre nos argumentos da série. Para já, esta vaga de programação verde parece-lhe uma forma de contribuir, nem que seja aos poucos. "Se podemos ajudar com uma programação mais ecológica, não me parece uma má ideia". Joana Amaral Cardoso

Sugerir correcção