Desapareceu baiji, o golfinho do rio Yangtze na China
a É fim do baiji, o golfinho de nariz pontiagudo das águas do rio Yangtze (China). Anos de poluição e técnicas ilegais de pesca, como choques eléctricos e dinamite, podem ter provocado o desaparecimento da espécie Lipotes vexillifer. Em Novembro de 2006, a baiji.org organizou uma expedição para resgatar os últimos golfinhos. "Foram sete semanas, com os melhores investigadores e não encontrámos nenhum. Não prova que estão extintos, mas é muito provável", disse ao PÚBLICO August Pfluger, o mentor da fundação que pensou ser possível salvar o baiji. "Houve discussões, definimos uma estratégia mas não conseguimos."
A extinção ainda não foi confirmada pela The World Conservation Union. A organização responsável pela lista das espécies ameaçadas disse ao PÚBLICO que só vai confirmar se o golfinho passou de "grande risco de extinção" a "extinto" a 12 de Setembro.
"Ao contrário de outras extinções de animais de grandes dimensões ao longo da história, o baiji não foi vítima de perseguição activa, mas de morte acidental, resultante dos impactos humanos no seu habitat, da falta de controlo e de pesca sem selecção", acrescentou a baiji.org num artigo publicado ontem pela revista científica Bioligy Letters.
A ser confirmado, é a primeira vez que um mamífero marinho desaparece por causa do homem, uma perda maior quando só existem cinco espécies de golfinhos de água doce. Marta Ferreira dos Reis