Carlos Bunga, Joana Vasconcelos e Nuno Nunes Ferreira
Primeiro Prémio Brugal Artistas Emergentes com três candidatos portugueses
Os artistas portugueses Carlos Bunga, Joana Vasconcelos e Nuno Nunes Ferreira são candidatos ao Premio Brugal Artistas Emergentes, que se estreia na Arco 2007. Estão entre os 23 artistas de nove nacionalidades que compõem a lista de finalistas do prémio de seis mil euros. O nome do vencedor será conhecido na sexta-feira.A conhecida marca de rum, que vai começar este ano uma colecção de arte contemporânea, ficará com a obra com que o vencedor se apresenta na Arco. Para a selecção, a Brugal escolheu como júri a imprensa especializada acreditada pela feira de arte contemporânea de Madrid, onde este ano são esperados cerca de três mil jornalistas e críticos de todo o mundo.
O crítico e comissário independente espanhol Santiago Olmo escolheu os 23 finalistas a partir da avaliação dos 250 artistas atá aos 35 anos que estão nesta 26ª edição da Arco.
Dos três artistas portugueses apenas um ano está na Arco com uma galeria portuguesa: Nuno Nunes Ferreira, de 30 anos, que está com a Jorge Shirley. Carlos Bunga, também de 30 anos, está na feira com a sua galeria espanhola, a Elba Benitez, e Joana Vasconcelos, de 35 anos, está com a galeria austríaca Mario Mauroner Contemporary Art, onde expõe um enorme coração que alude à joalharia tradicional portuguesa em filigrana mas que a artista fez com talheres de plástico negro.