Papa apela ao respeito pelas crianças, nascidas e por nascer
Com o nascimento de Jesus num estábulo em Belém, "Deus ensina-nos o respeito com as crianças", disse o Papa na sua homilia, que foi também seguida por milhões de telespectadores em todo o mundo.
"A criança de Belém orienta o nosso olhar para todas as crianças que no mundo sofrem e são vítimas de abusos, tanto as que são nascidas como as que estão por nascer", sublinhou.
O Pontífice evocou "as crianças que, como soldados, são envolvidas num mundo de violência", "as crianças obrigadas a mendigar", "as que sofrem a miséria e a fome", e as "crianças que não têm amor algum". "Em cada um há a criança de Belém que nos interpela", disse.
"O Deus que se fez amor interpela-nos. Nesta noite, oremos para que o dom do amor de Deus acaricie todas as crianças e peçamos a Deus que nos ajude a fazer o que está ao nosso alcance para que seja respeitada a dignidade das crianças".
Bento XVI explicou em seguida que o Natal "se tornou uma festa de dádivas, para imitar Deus que se ofereceu a nós".
"Entre as numerosas ofertas que compramos e que recebemos, não esqueçam a verdadeira oferta: de darmos uns aos outros algo de nós próprios", apelou o bispo de Roma.