Quase dez minutos de anúncios sem parar nos intervalos dos desenhos animados na TV
As estratégias variam, mas a lógica é comum: nesta época de Natal, as crianças são um alvo preferencial das campanhas publicitárias. O PÚBLICO monitorizou as emissões dos quatro canais com programação infanto-juvenil numa manhã de sábado e viu muitos anúncios.
O canal Panda, disponível por cabo, é o que interrompe mais frequentemente a emissão para fazer publicidade, embora a SIC e a TVI tenham tempos mais longos em cada bloco. Esta é uma das conclusões que se podem retirar de uma análise a quatro horas de programação da RTP1, SIC, TVI e Panda, emitida no passado dia 2 de Dezembro, um sábado. Em todos os canais, é comum a repetição dos spots no mesmo bloco publicitário. Entre a emissão de cada episódio de desenhos animados, o canal Panda fez pausas em que emitiu entre 17 e 26 anúncios, num total de perto de oito minutos. Nas quatro horas analisadas pelo PÚBLICO, entre as 6h45 e as 10h45, a TVI fez quatro intervalos, com dez minutos cada, excluindo as auto-promoções de programação.
Enquanto nos outros canais é dominante a publicidade a brinquedos, a TVI promoveu mais toques de telemóveis e marcas de bolos embalados, porventura mais apetecíveis para o público de séries como Morangos com Açúcar ou O Bando dos Quatro, transmitidos a partir das 9h30.
Os intervalos na TVI, no horário analisado, duram em média dez minutos, enquanto os do Panda somam entre sete a oito minutos. Como as pausas no canal infantil são frequentes, o número de spots emitidos em quatro horas totalizou 154 inserções, a esmagadora maioria para promover brinquedos.
A SIC, por seu turno, tem outra estratégia comercial. Quando faz uma pausa, o intervalo é longo: emite 18 anúncios, seguidos de dois ou três spots de auto-promoções de programação (Floribela, por exemplo) e de um outro bloco com outros 20 anúncios, muitos deles repetidos em relação ao primeiro conjunto.
A RTP1 é o canal mais comedido na publicidade: em quatro horas passou um total de 29 anúncios, divididos em três intervalos de dois ou três minutos cada.
A repetição dos mesmos spots no mesmo bloco ou no intervalo seguinte é, aliás, um fenómeno comum a todos os canais. Por vezes, o anúncio não é o mesmo, mas o produto publicitado é semelhante a um outro já promovido no mesmo intervalo (é o caso, por exemplo, de uma boneca com acessórios diferentes). Só um dos principais fabricantes de brinquedos, a Mattel, tem mais de 60 campanhas de televisão para o Natal, 16 das quais são da Barbie.