Portugal candidata-se a convidado de honra da Feira do Livro de Guadalajara
A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, esteve ontem no encerramento da XX Feira do Livro de Guadalajara, onde formalizou a candidatura de Portugal. "Portugal nunca esteve presente na feira de Guadalajara e esta será uma forma de marcarmos uma presença forte e de mostrarmos o país", sublinhou a ministra.
Sem avançar números, Isabel Pires de Lima referiu que esta será "uma operação elevada", comparando-a, em termos de importância, à Feira do Livro de Frankfurt.
Para a ministra, esta será uma oportunidade de divulgar a literatura portuguesa no mercado latino-americano e de chegar também aos Estados Unidos.
Para editores e livreiros portugueses — que, segundo a ministra, nunca marcaram presença em Guadalajara —, a aprovação desta candidatura será também "uma boa oportunidade de negócio", pela venda de direitos de obras literárias.
"Vamos procurar envolver as duas associações do sector", indicou Pires de Lima, que pretende também a estreita colaboração dos ministérios da Economia e dos Negócios Estrangeiros.
Este ano, a região espanhola da Andaluzia foi a convidada de honra da feira, tendo sido, segundo a organização, a que mais público conquistou, atraindo 525 mil visitantes e 1608 editoras de 39 países. Ao longo dos nove dias, foram apresentados 296 livros, com a presença de vários escritores internacionais, entre os quais a sul-africana Nadine Gordimer e o colombiano Gabriel Garcia Marquez e os portugueses José Saramago e António Lobo Antunes.
A decisão por parte da organização sobre o convidado de honra para 2008 só será conhecida em Março próximo. A Colômbia será o convidado da próxima edição, em 2007.