Londres oferece apoio ao governo libanês
"Reiterei o apoio do Reino Unido ao Líbano e ao primeiro-ministro Siniora. Apelámos a todas as partes para que trabalhem em conjunto para o bem do Líbano e retomem o diálogo", disse hoje, depois da mega-manifestação que reuniu centenas de milhares de opositores pró-sírios no centro de Beirute. Os manifestantes, em menor número, continuam hoje a pressionar o governo no mesmo local.
Interrogada sobre as hipóteses de sobrevivência do governo de Siniora, a chefe da diplomacia britânica afirmou ser "difícil fazer previsões", frisando, no entanto, que ele "está em dificuldades, mas mostra coragem e determinação".
Beckett chegou ontem a Beirute, algumas horas depois da manifestação da oposição, que reclama a queda do governo apoiado pelos ocidentais e anti-sírio.
A ministra insistiu igualmente na necessidade de terminarem os "sobrevoos" do território libanês pela aviação israelita.
Beckett deve reunir-se hoje com o presidente do Parlamento, Nabih Berri , que é também líder do movimento xiita pró-sírio Amal e um dos opositores ao governo de Siniora. O seu programa inclui ainda uma deslocação ao sul do Líbano para um encontro com especialistas em minas britânicos.