Axel Springer reforça projectos de internacionalização
O grupo de comunicação social alemão Axel Springer AG está prestes a entrar nos mercados televisivos turco e polaco e prepara a criação em França de uma versão gaulesa do tablóide diário alemão e campeão de vendas europeu Bild. O grupo, sediado em Berlim, parece ter digerido bem os seus reversos no mercado interno, depois das autoridade alemãs da concorrência e regulação dos meios de comunicação terem proibido a sua entrada num outro grupo alemão, o ProSiebenSat, e multiplica os projectos de expansão no estrangeiro. Depois de ter adquirido uma participação no grupo turco de televisão Dogan TV, o editor alemão está a negociar a compra de 250 milhões de euros correspondentes a 25,1 por cento da Polsat, o grupo de televisão privado que opera as cadeias Polsat y Polsat 2, assim como os três canais temáticos. O accionista maioritário vai, no entanto, continuar a ser o fundador e proprietário, o empresário Zygmunt Solorz. Esta operação encontra-se pendente de um acordo de venda oficial entre as duas empresas, a aprovação das autoridades de competência e de um exame em profundidade das contas de Polsat, refere o grupo em comunicado citado pela AFP.
Axel Springer possui já na Polónia o tablóide Fakt, lançado em 2003 e inspirado na filosofia do alemão Bild e, desde este ano, conta também com um diário de referência, o Dziennik. O lançamento da versão francesa do Bild ainda não está agendado, sabendo-se já que o jornal vai ser gerido através da Axel Springer France, também responsável pela edição da revista francesa Telé Magazine.
O grupo, fundado em 1947 pelo jornalista Axel Cäsar Springer, possui cerca de 150 publicações em mais de 30 países e é a maior empresa editorial da Alemanha, possuindo o Bild, que tem 12 milhões de leitores, o Die Welt e um grande número de revistas em Espanha, Hungria, Polónia, República Checa, Rússia, França, Suíça e Roménia.