Acidente no IP3 faz três mortos e quatro feridos

Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas, entre elas duas crianças, num acidente no IP3, em Fail, Viseu, na manhã de ontem. Após um despiste, seguido de colisão frontal, em cima de uma ponte com cerca de 50 metros de altura, um dos veículos acabou por cair, ficando submerso na Ribeira d"Ázere, cujas águas, devido às chuvas intensas dos últimos dias, tinham cerca de dois metros de profundidade.Os dois ocupantes do veículo, pai e filha, com 42 e 18 anos, respectivamente, faleceram. A terceira vítima mortal foi uma mulher de 64 anos, de Viseu, que seguia no carro que ficou imobilizado na via. Este é o segundo acidente naquela zona, no lapso de um mês, com três vítimas mortais.
Jorge Antunes, comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu, contou ao PÚBLICO que aparentemente o automóvel que seguia no sentido Tondela-Viseu ter-se-á despistado, indo colidir com o carro que seguia em sentido contrário. "Talvez devido à água ou a gordura na estrada ou por alguma velocidade a mais, o condutor entrou em despiste, colidiu e foi parar ao rio", relatou.
No local esteve a equipa de mergulhadores dos bombeiros, que, com a ajuda de um guindaste, conseguiu retirar a viatura submersa. "Tivemos de puxar o carro para a margem e cortar o tejadilho, para retirar os dois cadáveres", contou Jorge Antunes. No interior estava uma cadeira de transporte de crianças, pelo que ainda se temeu que também seguisse um bebé a bordo, mas fonte da GNR explicou que familiares das vítimas afastaram essa hipótese.
No segundo veículo seguia um casal (35 e 36 anos), com os dois filhos, de 4 e 9 anos, que ficaram feridos, e a mãe da mulher, de 64 anos, que faleceu no local. Segundo o comandante dos bombeiros, os pais ficaram em estado grave e as duas crianças sofreram apenas ferimentos ligeiros.
Segundo Luís Viegas, relações públicas do Hospital S. Teotónio, em Viseu, para onde foram transportados os feridos, nenhum corre risco de vida. "As crianças estão bem, estão conscientes e poderão eventualmente receber alta ainda hoje [ontem]. O casal sofreu escoriações diversas e está no bloco operatório", explicou, ao final da manhã.
Na primeira semana de Novembro, um casal, ambos com 51 anos, e a nora, com 25 anos, residentes em Coimbra, perderam a vida precisamente no mesmo quilómetro do IP3 (113), após uma colisão frontal com outra viatura. Maria Albuquerque

Sugerir correcção