Serviço de Urgência, uma veterana no prime time
Estreada na NBC a 19 de Setembro de 1994, Serviço de Urgência foi a primeira série de grande sucesso a explorar o filão das histórias sobre médicos em ambiente de pressão, nas urgências dos hospitais. A prova do sucesso da receita são mais de dez anos e 13 tempoaradas em horário nobre em televisões nos quatro cantos do mundo. Sucesso para o qual contribui o facto de, por trás do seu argumento estar o nome de Michael Crichton, que foi médico antes de criar outros sucessos como Jurassic Park. Sobre o futuro de Serviço de Urgência, a série que revelou os talentos de, por exemplo, George Clooney, há quem hoje vaticine que já está morta. Será?O facto é que, depois de em 2005 as audiências da série terem baixado, nos últimos meses Serviço de Urgência voltou a ser de novo visto por uma média de 15 milhões de americanos e as idades da audiência continuam a surpreender, cativando espectadores dos 18 aos 49 anos.
Alguns analistas de televisão, citados por jornais como o LA Times ou o Washington Post afirmam que não só o Serviço de Urgência se continua a impor, como o sucesso de Anatomia de Grey está a favorecer a sua concorrente veterana. O fenómeno é conhecido e chama-se drafting: quer dizer que se uma série num canal tem muito sucesso, acaba por beneficiar, por arrasto, produtos similares, em horários idênticos, mesmo noutros canais. Anatomia de Grey passa às 21h na ABC. Serviço de Urgência passa às 22h na NBC. Pode parecer estranho. Mas é um fenómeno muito estudado da programação televisiva, dizem os especialistas. A.M.