A moda dos audiolivros
Não tem tempo para ler mas enquanto conduz apetece-lhe ouvir o mais recente livro de Philip Roth, Everyman, em alemão? Isso é possível e na Alemanha a moda veio para ficar. Um estudo do Ipsos (um instituto de estudos de mercado) que teve como tema a pergunta Se você não quer ler, vai ter que ouvir? chegou à conclusão de que numa amostra de 500 alemães inquiridos, um em três já tinham ouvido, pelo menos uma vez, um audiolivro. A percentagem de consumidores de audiolivros neste país é maior naqueles que têm menos de 34 anos (37%). Entre os que têm entre 35 e 54 anos é de 33% e baixa para 31% nos mais velhos, com mais de 55 anos. Verificaram também que os consumidores de audiolivros são aqueles que têm um nível de educação mais elevado e também os que mais compram livros, revistas e música. As vendas do audiolivro na Alemanha aumentaram 20% desde o ano passado e o número de portais que permitem que se descarreguem livros em formato MPE ou áudio também cresceu. A preferência dos consumidores é pelos romances, livros para crianças e adolescentes e, por fim, para os livros escolares.
O livro de NataschaOs direitos de um livro escrito por Allan Hall, um jornalista inglês que vive em Berlim, e por Michael Leidig, o correspondente do Daily Telegraph em Viena sobre a história do rapto da austríaca Natasha Kampusch estão a ser vendidos na Feira de Frankfurt. Rowena Webb, da britânica Hodder, já os comprou para a Grã-Bretanha e Canadá por uma soma avultada. Agora especula-se sobre qual será o ponto de vista do livro: será uma transcrição do que Natasha contar aos jornalistas, sendo ela um narrador falível por causa da síndrome de Estocolmo, ou os dois jornalistas vão fazer a sua própria investigação sobre a história cruzando uma série de fontes?
O êxito d"A Catedral do MarA Catedral do Mar, do advogado catalão Ildefonso Falcones, o livro que é um best-seller em Espanha desde Abril e acaba de ser publicado em Portugal pela Bertrand, já tem direitos vendidos para 15 países. O romance cuja acção se passa na Barcelona medieval e segue a construção da Catedral de Santa Maria del Mar está a ser vendido para os Estados Unidos pela sua agente literária, Sandra Dijkstra. Ela já tem quatro editores interessados e ganhará quem der mais. A agente espanhola do escritor, Sandra Bruna, vendeu inicialmente os direitos do livro a Dijkstra por 10 mil euros. Falcones já tem um contrato para fazer mais dois livros com a Random House Espanha.
Best-seller de autor anónimoOs primeiros capítulos e uma sinopse do livro Best-selle, escrito por um anónimo segundo a newsletter diária que a revista The Bookseller distribui na Feira de Frankfurt, foram enviadas a 30 editores ingleses a semana passada pelo agente Tim Bates, da Pollinger. É um livro que conta os "esforços sobre-humanos de um escritor lutador para conseguir um acordo de publicação com um editor que está a ser despedido pelo novo director-geral de uma pequena editora". Parece que o autor anónimo irá revelar a sua identidade durante estes dias de feira. Isabel Coutinho, em Frankfurt
O PÚBLICO viajou a convite das edições Asa