O grupo Conseur/Euroconsumers
A Altroconsumo e a Deco participam, desde 1990, num projecto editorial que abrange também uma organização de consumidores belga, outra espanhola e uma empresa francesa e é liderado pela sociedade anónima Euroconsumers (ex-Conseur).Criada por iniciativa da associação belga Test-Achats, a Euroconsumers tem a sua sede no Luxemburgo e possui cerca de 75 por cento do capital das editoras que constituiu com associações de consumidores de Espanha, Itália e Portugal para editar mais de vinte revistas dedicadas ao tema. O modo de funcionamento e o modelo de negócio das editoras participadas pela Euroconsumer é semelhante em todas elas, partilhando não só muitos dos testes e estudos publicados, como um tipo de marketing muitas vezes considerado contrário aos princípios da defesa do consumidor.
Particularmente ligada à União dos Consumidores Luxemburgueses (UCL), a Euroconsumers acabou por se distanciar dessa associação na segunda metade dos anos 90, por alegadas práticas de gestão ilegais e por via das suas relações com a empresa criada pela Test-Achats. O secretário-geral da UCL, Adrien Milbert, demitiu-se de administrador da Euroconsumers, mas aparece em relatórios de informação comercial como o seu único accionista privado, com três por cento do capital de cerca de 37 milhões de euros. As restantes acções estão nas mãos da Test-Achats (62 por cento) e das editoras por ela criada em Espanha e Itália (cerca de 34 por cento).
Uma versão diferente é dada pela própria Euroconsumers, que no seu sítio (www.conseur.org) diz não possuir qualquer accionista individual. O "principal accionista" da empresa, acrescenta, é a International Consumer Interests (ICI). Já a Deco afirma no seu sítio (www.proteste.pt) que "a Euroconsumers é uma associação sem fins lucrativos que reúne várias associações de consumidores europeias, entre as quais se encontra a Deco Proteste". J.A.C.