"Googlar" reconhecido como verbo

Dicionário Merriam-Webster reconhece o termo como sinónimo de pesquisa usando o motor de busca Google

Eu "googlo", tu "googlas", ele "googla"... O nome do motor de busca mais célebre da Internet já é oficialmente um verbo, sinónimo de pesquisa. É assim que consta na nova edição do dicionário norte-americano Merriam-Webster."Googlar" é apresentado como verbo que designa "o uso do motor de pesquisa Google para obter informação na World Wide Web", diz o site de notícias de tecnologias de informação Cnet ((http://www.news.com ).
"A entrada desta palavra no nosso dicionário não é tanto uma decisão como o reconhecimento de que o uso desta marca como um termo genérico, utilizado tão frequentemente nos jornais, na literatura e outros meios de comunicação, já não necessita de explicação", disse à AFP Peter Sokolowski, editor adjunto do Merriam-Webster, que este ano assinala 200 anos de existência.
"Hoje em dia, com os novos media electrónicos, bastam uns poucos anos para a difusão e reconhecimento de uma nova palavra, quando antes era preciso que passassem uns dez anos", adiantou ainda Sokolowski. Assim, a nova edição do dicionário, que deve sair no Outono, lista outras novas palavras como agroturismo, biodiesel e spyware (programa informático que transmite informação para terceiros sobre o que a pessoa tem no seu computador).
Não é inédito uma marca comercial tornar-se um verbo, ou sinónimo com um objecto real. Mas essa notoriedade pode ter consequências inesperadas e negativas, como aconteceu com a aspirina: em 1921, a Bayer perdeu os direitos de exclusividade da aspirina, porque foi determinado que se tinha tornado num termo genérico para o ácido acetilsalicílico, recorda o site Cnet.
O mesmo aconteceu nos EUA às marcas Xerox (sinónimo de fotocópia), Kleenex (lenços de papel) Rollerblade (patins em linha) e Band-Aid (pensos rápidos).
Mas, no caso do novo Merriam-Webster, a definição do verbo "googlar" remete directamente para pesquisas utilizando o Google, pelo que a empresa, por ora, não tem objecções a esta entrada para o dicionário. O dicionário Oxford de inglês, na actualização divulgada a 15 de Junho, também já lista Google como um verbo, mas mantém a letra grande, em referência directa à marca.

Sugerir correcção