A iniciativa decorre até domingo no âmbito da Semana da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa, tem entrada livre, e visa mostrar histórias de jovens com orientações sexuais que quebram o padrão do casal homem-mulher.
O 3º Ciclo de Cinema LGBT apresenta seis filmes dos EUA, Reino Unido, França/Espanha/Suíça e Tailândia, com legendas em inglês.
Segundo a associação, o objectivo é mostrar exemplos positivos, sensibilizando a sociedade e ajudando os jovens a assumir a sua orientação sexual, à semelhança de outros projectos que a LGBT está a desenvolver um pouco por todo o país.
Com o ciclo de cinema, que se realiza na Videoteca Municipal, pretende-se também chamar a atenção para problemas concretos com que se depara a juventude LGBT, ao nível da autoconscencialização, da escola, da família e dos amigos.
Segundo a LGBT, "não é a homossexualidade que é uma ameaça, mas a sociedade homofóbica que representa um perigo grave todos para aqueles, especialmente os jovens, que no dia-a-dia sofrem com o isolamento, as ofensas físicas e verbais, a consequente baixa auto-estima e tentativas de suicídio que o preconceito e a não aceitação da diferença gera".
As sessões têm início às 16h00, 18h00 e 21h30.