Complemento para idosos com mais de 70 anos antecipado para 2007

José Sócrates justificou a antecipação do complemento aos idosos devido à melhoria do saldo da Segurança Social
Fotogaleria
José Sócrates justificou a antecipação do complemento aos idosos devido à melhoria do saldo da Segurança Social André Kosters/Lusa
Fotogaleria

"Em 2007, todos os idosos carenciados com 70 anos ou mais poderão requerer o complemento, antecipando-se para 2008 o pagamento desta prestação aos idosos com mais de 65 anos", declarou hoje José Sócrates no debate mensal na Assembleia da República dedicado ao tema do apoio social aos idosos.

No calendário inicial previsto pelo Governo, o complemento solidário para idosos deveria abranger em 2007 os cidadãos com 75 ou mais anos; em 2008 os que tivessem 70 ou mais anos; e em 2009 os cidadãos com mais de 65 anos.

De acordo com o primeiro-ministro, o calendário do pagamento do complemento solidário para idosos "foi acelerado graças ao excelente desempenho na gestão financeira da segurança social" em 2005.

"No combate à pobreza, se podemos andar mais depressa, temos a obrigação moral de o fazer - e é isso mesmo que o Governo fará", acrescentou.

"Desde a entrada em vigor da regulamentação, no passado dia 6, em poucos dias mais de 2200 requerimentos já foram apresentados e no próximo mês de Março começarão a ser pagas as primeiras centenas de prestações referentes aos requerimentos aprovados", disse o chefe do Governo.

O primeiro-ministro sublinhou também que a atribuição desta prestação social estará "condicionada à consideração da totalidade dos rendimentos dos interessados".

Sócrates adiantou que o complemento deverá beneficiar 300 mil idosos.

Sugerir correcção
Comentar