cisne-mudo: a ave que está no centro das atenções
É grande, emite sons arrebatadores e reside todo o ano em várias partes da Europa
Símbolo de elegância, brancura, inocência, o cisne está agora no centro das atenções por razões bem diferentes. Foram cisnes selvagens que trouxeram para a União Europeia uma forma altamente patogénica da gripe das aves. Provavelmente, pertencerão todos à mesma espécie - são Cygnus olor, também conhecidos por cisnes-mudos.Contudo, e apesar do nome, este "não é dos cisnes mais mudos", diz Iván Ramírez, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Pode até emitir sons arrebatadores, mais agressivos do que os de outras espécies.
Penas brancas, bico laranja, amante da água, trôpego na marcha, são algumas das suas características. Que mais se sabe desta ave?
Salvo raríssimas excepções, os Cygnus olor - que apareceram mortos e infectados pelo H5N1 em países como a Grécia, Itália, Alemanha ou Eslovénia - não existem em Portugal no estado selvagem. Habitantes de áreas húmidas, como albufeiras, gostam de águas calmas, doces ou mais salgadas - uma vez que também escolhem estuários para viver. Assim haja insectos e crustáceos para comer.
De uma maneira geral, pode dizer-se que são aves migradoras "embora haja áreas da Europa na qual não são migradoras, mas sim residentes, por ficarem lá o ano todo", explica Ramírez. Inglaterra, Norte de França, Bélgica, Alemanha e algumas zonas da orla do mar Negro são apenas exemplos de locais onde o cisne-mudo pode ser encontrado permanentemente.
Polónia, Escandinávia, mas também Noroeste da Grécia e Eslovénia, são, para alguns, áreas de nidificação no Verão. E outras partes da costa do mar Negro, como a Bulgária ou a Roménia, aparecem referidas como "áreas ocasionais de passagem no Inverno".
Ou seja, a Itália está fora da rota desta ave. E também não era suposto ela andar pela Grécia nesta altura. Terá sido o frio deste Inverno rigoroso que levou o cisne-mudo a procurar o calor de locais que em circunstâncias normais não visita.
Outra curiosidade: o Cygnus olor é dos maiores da Europa. Tem entre 200 e 240 centímetros de envergadura (da ponta de uma asa até à ponta da outra), para uma altura de 140 centímetros (da base ao bico).