Rolling Stones em megaconcerto na praia de Copacabana
Rio de Janeiro espera entre 1,5 e 2 milhões de espectadores no sábado, vigiados por
10 mil polícias
A Copacabana princesinha do mar eternizada em canção por Dick Farney em 1946 vai ser transformada no próximo sábado à noite num gigantesco palco, para um concerto grátis dos Rolling Stones que, estimam as autoridades da cidade do Rio de Janeiro, deverá atrair às areias da praia entre 1,5 e 2 milhões de espectadores. O espectáculo será transmitido em directo pela TV Globo, do Brasil, e, nos Estados Unidos, pela rádio, Internet e 150 cinemas. E deverá dar origem à edição de um DVD. Na praia, o palco, com uma altura de sete andares, estará rodeado por oito ecrãs gigantes, que ficam espalhados até 800 metros do palco, e 16 torres de colunas de som. A lotação dos 63 hotéis da orla marítima está esgotada, e alguns cobraram até 800 euros por um quarto com vista para a praia.
O concerto, que custa 600 mil euros, será pago pela câmara municipal carioca, e insere-se nas comemorações do Carnaval. Para além disso, serão necessárias as verbas para pagar aos 10 mil polícias que vigiarão a multidão, e mais ainda para uma possível ocupação temporária das favelas que se erguem nos morros por trás da zona residencial rica.
Os quatro Rolling Stones (vocalista Mick Jagger, guitarristas Keith Richards e Ron Wood e baterista Charlie Watts) estão hospedados no luxuoso Copacabana Palace Hotel, a partir do qual foi construída uma passagem áerea especial de 85 metros que dá acesso directo à praia. Na lista de outras exigências do veterano grupo inglês - na sua primeira digressão na América Latina desde 1998 - constam uma pista de corrida interna (Jagger detesta esteiras mecânicas) e um restaurante japonês na parte de trás do palco.
O espectáculo dos Rolling Stones no Rio (com primera parte dos grupos brasileiros Titãs e Afro-Reggae) integra-se na digressão de apoio ao último álbum, A Bigger Bang, que passará também por Portugal - a 12 de Agosto, no Estádio do Dragão, Porto.
Apesar do número de espectadores previstos, o recorde de Rod Stewart para concertos em Copacabana não deverá ser batido: na noite de 31 de Dezembro de 1994, o rocker britânico cantou para uma audiência estimada em 3,5 milhões de pessoas.