Descoberto grande túnel entre os EUA e o México
As autoridades norte-americanas apreenderam mais de duas toneladas de marijuana descobertas no interior de um sofisticado túnel entre os Estados Unidos e o México, que alegadamente se destinava a facilitar o tráfico de estupefacientes entre os dois países e poderia também funcionar para promover a emigração ilegal."É uma coisa incrível. Acho que nunca encontrámos uma estrutura semelhante em toda a zona de fronteiras", comentou Michael Unzueta, do serviço de Alfândegas e Imigração de San Diego, Estados Unidos.
O túnel, de mais de um quilómetro de extensão e 26 metros de profundidade, tem início numa casa da localidade mexicana de Tijuana e desemboca num armazém de Otay Mesa, no estado americano da Califórnia. Com mais de cinco metros de diâmetro, trata-se de uma construção em cimento cuidadosamente planeada, com instalação eléctrica, ventilação, saneamento e até um sistema de elevadores e roldanas para o levantamento e transporte de cargas.
A descoberta do túnel levanta uma série de questões em termos da vulnerabilidade da fronteira e das ameaças para a segurança nacional dos Estados Unidos. "A nossa suspeita é de que apenas os cartéis da droga têm o interesse, os recursos e as capacidades para uma construção deste género", avançou Michael Unzueta. As autoridades suspeitam do cartel mexicano Arellano-Felix, baseado em Tijuana.
No entanto, o mesmo agente não excluiu a possibilidade de o túnel ser utilizado para outros fins que não exclusivamente o tráfico de droga. "Estamos muito preocupados. Não sabemos a quantidade de droga que terá entrado no país por esta via. Mas também não sabemos que outras coisas entraram - trabalhadores ilegais, bandidos ou evadidos da justiça, ou até mesmo terroristas", acrescentou.
As autoridades estão agora a realizar vários testes, para descobrir o tipo de substâncias e outros materiais que possam ter passado pelo túnel. Além da droga, foram apreendidas vários veículos (carrinhas e camiões) nos edifícios onde desembocava o túnel e telemóveis e outros objectos no interior.
Os Estados Unidos e o México partilham uns problemáticos 3200 quilómetros de fronteira. Este já é o terceiro túnel a ser descoberto dos dois lados da fronteira só este mês - os outros dois, na Califórnia e no Arizona, eram consideravelmente mais pequenos e rudimentares. Desde o 11 de Setembro de 2001, foram encontrados 21 túneis. Rita Siza, Washington