Torne-se perito

Actores de CSI Miami realçam papel da série como dissuasora do crime

Adam Rodriguez e Khandy Alexander falam em Lisboa sobre uma série de sucesso desde 2002

CSI Miami é um sucesso nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo, o que o actor Adam Rodriguez, o agente Eric Delko na série, atribui a uma combinação entre "entretenimento, educação e interactividade" com a audiência, que em cada episódio "tenta descobrir quem é o criminoso antes da equipa CSI". Khandy Alexander, que na série protagoniza a médica legista Alexx Woods, concorda "totalmente"."Os criminosos vêem que a ciência permite apanhar qualquer um", disseram Rodriguez e Alexander, quando confrontados com uma crítica por vezes feita à série: a de que ajuda os criminosos a saber como podem evitar ser descobertos. O PÚBLICO falou com os actores durante a sua estada em Lisboa, no âmbito de uma acção promocional de uma marca de vestuário.
CSI, da cadeia norte-americana CBS, teve a sua estreia em Setembro de 2002. A série original, em Las Vegas, deu origem a mais duas, em Miami e Nova Iorque. Em cada episódio, equipas de polícia que usam a ciência e tecnologias de ponta, resolvem assassínios. Em Portugal, as séries passam na SIC (onde no dia 5 começa a terceira série) e no canal por cabo AXN.
CSI significa "Crime Scene Investigation" justamente porque estas equipas isolam os locais onde os corpos são encontrados para recolher indícios, que levam sempre a descobrir o culpado.
Adam Rodriguez, 30 anos, protagoniza na série o agente mais jovem da equipa liderada pelo tenente Horatio Caine (interpretado por David Caruso), que é o cientista da equipa. Khandy Alexander (48 anos) dá corpo à médica Alexx Woods, com quem se identifica nalguma medida, pois dedicou-se à prática forense desde que ficou saturada de assistir a cirurgiões a perderem doentes devido a "complicações". "A personagem tem cuidado e preocupação com a pessoa por trás do cadáver. Não é só um cadáver. É pai e mãe de alguém", diz.
CSI é líder de audiências no horário em que passa na CBS (segunda-feira às 22h00) e está entre o terceiro e quinto lugar no top dos programas mais vistos no país, diz Rodriguez, que conta também que a série passa em 98 países, sendo líder de audiências em muitos - o que o leva a concluir que é a "série número um neste momento". Estão a filmar a quarta temporada (de 25 episódios cada) e deverão ser feitas oito a dez no total. Paulo Miguel Madeira

Sugerir correcção