ALVERCA Das estrelas de Luís Filipe Vieira às dívidas
O Alverca tornou-se mais conhecido do grande público do futebol quando, na temporada de 1998/1999, se estreou na I Divisão. Na altura era o clube dirigido pelo actual presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e apresentava alguns sinais de estabilidade, como o comprovam os três anos de permanência no escalão principal que se seguiram até à descida na época de 2002/2003. No ano seguinte regressou ao primeiro escalão, embora para uma passagem fugaz que acabou por culminar com a despromoção para a Liga de Honra. Outro factor que contribui para a crescente notoriedade do Alverca foi o facto de durante alguns anos ter sido ponto de passagem de atletas que, entretanto, alcançaram grande projecção, não só a nível nacional, mas acontece actualmente, também a nível internacional, como o atestam os casos de Deco, estrela do Barcelona, Ricardo Carvalho, central do Chelsea, Maniche, um dos melhores valores do Dínamo de Moscovo ou Mantorras, a arma de recurso do Benfica e titular na selecção angolana.
Este ano, o panorama é diferente: a instituição não pôde inscrever uma equipa sénior, já que as dívidas da Alverca SAD (constituída em 2000) ascendem aos 2,5 milhões de euros. Em Agosto, Manuel Bugarim, presidente da SAD, explicava a crise, afirmando: "Temos mais gastos do que receitas, não vendemos jogadores, não temos patrocínio de dois milhões de euros, não há encaixe financeiro e por isso não temos viabilidade".
Outra das razões para os problemas terá sido o desinteresse demonstrado pelos dois principais accionistas, a Sportinveste (ligada à Olivedesportos) e a Spinel (que detém mais 52 por cento do capital da sociedade), que deixaram de investir no clube e de participar activamente na sua gestão. M.C.S.