Lisboa quer captar turistas do segmento gay e lésbico
Simpósio reúne
60 agentes de viagens da Europa e EUA. Segmento já representa dez por cento do mercado
O turismo de Lisboa quer captar mais turistas do segmento gay e lésbico e apoia o simpósio em que empresários do sector vão apresentar os produtos turísticos da cidade a 60 agentes de viagens deste nicho de mercado.Cerca de 15 empresas do sector turístico de áreas como a restauração, hotelaria ou agências de viagens participam hoje em Lisboa no simpósio, no âmbito da IGLTA (International Gay and Lesbian Travel Association), avançou ontem à Lusa Luís Rodrigues, do comité organizador.
O objectivo da associação é "divulgar o turismo e destinos turísticos junto da comunidade gay e lésbica", um segmento específico que representa cerca de dez por cento do mercado total, segundo as estimativas referidas por Luís Rodrigues.
Os agentes de viagens a quem serão apresentados os produtos turísticos de Lisboa são norte-americanos e europeus. Numa altura em que o sector turístico enfrenta algumas dificuldades, nomeadamente devido à crise económica, o segmento do turismo gay e lésbico regista um crescimento de cerca de 20 por cento, acrescenta.
Além de todos os produtos característicos da região, como a cultura, monumentos, gastronomia e destinos turísticos como Sintra e Cascais, ou mesmo a praia, Lisboa "tem também bares para gays e lésbicas e um povo tolerante", correspondendo às preferências deste segmento de mercado.
Por isso, a cidade de Lisboa, através da Saga Travel, que se apresenta como a única agência de viagens portuguesa para LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais), em parceria com entidades como a Associação Turismo de Lisboa (ATL) ou a TAP, candidatou-se à realização desta reunião. A IGLTA, da qual a Saga Travel é membro, decidiu aceitar a proposta e reunir 60 agentes de viagens dos EUA - onde este nicho de mercado turístico está mais desenvolvido - e da Europa.
Luís Rodrigues defende que, embora se realize em Lisboa, depois de ter sido acolhido por cidades como Buenos Aires ou Barcelona, o simpósio é uma oportunidade de os agentes de viagens estrangeiros participantes recolherem informação sobre outras zonas do país igualmente interessantes como destino turístico, como a Madeira, Algarve ou o Douro.
Para a Associação Turismo de Lisboa, o importante é promover a cidade e a região lisboeta como destino turístico, segundo referiu a coordenadora do Convention Bureau (congressos e eventos) da ATL.
Carin Isacson explicou que este é um nicho de mercado "interessante para Lisboa, pois viaja e tem poder de compra". Por outro lado, Lisboa responde a "interesses específicos deste segmento de mercado", a quem, aliás, "a ATL já dedicou um guia turístico", há algum tempo atrás.
O patrocínio da associação contempla as visitas dos agentes de viagens estrangeiros a hotéis e restaurantes da região, uma "forma de conhecerem a oferta disponível", explicou Carin Isacson.