Eleições presidenciais no Egipto agendadas para 7 de Setembro

Foto
Em Maio, os egípcios aprovaram a emenda constitucional que institui a eleição do Presidente por sufrágio universal Khaled El-Fiqi/EPA

A comissão eleitoral vai reunir-se no domingo para decidir a data do início do registo oficial dos candidatos à presidência do país. O registo dos candidatos poderá ter lugar nas 48 horas seguintes à reunião da comissão eleitoral.

Apesar de não haver qualquer confirmação oficial, o actual Presidente Hosni Mubarak, de 77 anos, deverá recandidatar-se a um quinto mandato de seis anos. Mubarak chegou ao poder há 24 anos, após o assassinato do Presidente Anwar al-Sadat, em 1981.

Os egípcios aprovaram em Maio, por esmagadora maioria, a emenda constitucional que institui a eleição do Presidente por sufrágio universal, apesar de a oposição ter denunciado a existência de fraudes eleitorais. No referendo, 82,8 por cento dos votantes deram o seu aval à reforma da Constituição, segundo números do Ministério do Interior divulgados na altura, que fixaram a taxa de participação em 53 por cento.

No entanto, ainda antes da divulgação destes resultados, a oposição - que apelara ao boicoite nas eleições - tinha classificado o referendo como uma “farsa eleitoral”. Apesar de defender a eleição do Presidente por sufrágio universal, a oposição afirma que a revisão constitucional proposta pelo Governo impõe condições muito restritivas aos candidatos independentes.

Sugerir correcção
Comentar