UZO é a nova marca da TMN nos telemóveis

PT aposta na simplificação do tarifário e num serviço sem carregamentos obrigatórios. A guerra dos operadores móveis parece estar de regresso, desta vez nos tarifários.

O mercado das telecomunicações móveis português voltou a agitar-se, e poderá mesmo ter rebentado uma guerra de tarifários entre os três operadores. Ontem, a TMN, operadora do grupo PT, apresentou ao mercado a sua nova marca para a telefonia móvel, denominada UZO, e cujo lema é prestar aos clientes serviços com "clareza", "simplicidade" e "transparência", com um produto sem carregamentos obrigatórios nem assinatura. A UZO, com uma estrutura de 16 pessoas e um investimento de cinco milhões de euros, apresenta um tarifário único para todas as redes - fixa e móvel de qualquer operador - de 16 cêntimos por minuto nas chamadas de voz e oito cêntimos nas mensagens escritas. Apesar da nova marca ter sido apresentada na imprensa como a responsável pela introdução do conceito de low cost das telecomunicações em Portugal, fonte oficial da operadora rejeita a designação, apesar de afirmar que se trata de um dos tarifários mais baratos do mercado e sem custos adicionais. "O nosso objectivo não é destruir mercado, mas satisfazer a necessidade de um conjunto de pessoas sensíveis a serviços mais simplificados que os actuais. É um segmento que já existe; nós quisemos aproveitá-lo", afirmou.
A PT não avança metas para a obtenção de clientes para este segmento, mas sublinha que 15 a 20 por cento dos utilizadores de telemóveis encaixam neste perfil, ou seja, pessoas que só querem fazer chamadas de voz e mandar mensagens escritas, com base em tarifários simples. Fonte da PT admite que irão migrar clientes para a UZO de todos os operadores de "forma equitativa". Mas observadores do mercado afirmam que este produto irá canibalizar sobretudo os clientes da TMN, com transferências dentro do grupo.
A UZO irá comercializar essencialmente cartões, mas poderão ser adquiridos também telemóveis, sem bloqueamento. A nova marca não terá rede de lojas próprias, nem venderá produtos na loja da TMN.

Solução não é inovadoraA UZO não é a única a apresentar um tarifário único para todas as redes. A Optimus - que recusou comentar a nova marca da PT - fê-lo em Maio passado, com o Total, um pacote com carregamentos obrigatórios que oferece chamadas para todas as redes a 12 cêntimos após o primeiro minuto, o qual custa 25 cêntimos. A Vodafone afirma mesmo ter tarifários mais atractivos que os da UZO, e sublinha que não teme uma migração dos seus clientes para o grupo PT.
"Não consideramos que esta nova oferta da TMN para clientes de baixo perfil de utilização vá atrair clientes da Vodafone, dada a oferta alargada que apresentamos e a elevada competitividade dos nossos tarifários", disse ao PÚBLICO a directora de comunicações da Vodafone. A mesma fonte diz ainda que o tarifário da Yorn (rede 10) - destinado ao segmento jovem - apresenta um tarifário mais vantajoso que o agora apresentado.

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