A informação no PÚBLICO através da fotografia

Selecção de trabalhos publicados ao longo de 15 anos num álbum apresentado na quinta-feira em Lisboa

A passagem de ano em Berlim, em 1989, após a queda do Muro: o repórter fotográfico Carlos Lopes estava lá e fixou o momento. Um adolescente sorridente mergulha de pés nas águas da piscina municipal do Porto, em 1993, e Paulo Ricca não deixou passar o salto. A cerimónia do 10 de Junho de 2000 foi em Viseu e coube a Manuel Roberto fixar o friso com as principais figuras do Estado em gestos comuns e cómicos. Um camponês descansa no bordo de um tanque na feira do gado de Boticas, em 2002, quando Nélson Garrido "dispara" a sua máquina. No ano seguinte, coube a Adriano Miranda registar uma conversa entre António Vitorino e Ernâni Lopes, respectivamente o político português mais baixo e mais alto, no dizer do sociólogo e colaborador do PÚBLICO António Barreto. Em 2004, Luís Ramos cobre a sétima travessia de Portugal em balão e regista um voo solitário entre céu e mar. Um difuso Santana Lopes à saída de Belém, depois de conhecer a decisão do Presidente da República de dissolver o Governo, é apanhado por Miguel Madeira.É com estas e muitas outras imagens de todos os profissionais que trabalham (ou trabalharam) no PÚBLICO que se faz o álbum PÚBLICO 15 Anos de Fotografia, lançado anteontem na Feira do Livro de Lisboa e que será vendido em banca juntamente com o jornal de amanhã. José Manuel Fernandes, director do PÚBLICO, sublinhou na ocasião a originalidade da iniciativa, pois "raramente há oportunidade de recolher em livro fotografias segundo um critério que teve em conta a qualidade do fotojornalismo e das próprias fotos". O jornal contou com a participação no projecto do Banco Espírito Santo (BES), patrocinador exclusivo da edição, no âmbito do programa de apoio cultural daquela instituição financeira à fotografia.
A selecção final das fotografias foi feita por Manuel Silveira Ramos e José Soudo, a partir dos trabalhos designados pelos próprios fotógrafos. O primeiro explicou os critérios seguidos na escolha das fotografias: "Não foi feita uma escolha jornalística das imagens mais datadas, mas tendo em conta o que nelas perdura para além dos acontecimentos a que se referem." Silveira Ramos recordou ainda que 90 por cento dos fotógrafos do PÚBLICO (redacção de Lisboa) foram alunos do curso de fotografia do AR.CO, onde é professor: "É nesta casa [PÚBLICO] que vamos ser mais felizes tanto em quantidade como em qualidade e pode dizer-se que são os fotógrafos do jornal que vieram formando o AR.CO, e não o contrário."
António Barreto, por seu lado, considerou o PÚBLICO como "o mais interessante exemplo dos últimos anos de prática do fotojornalismo", onde se consolidou uma maneira nobre de fazer fotografia nos jornais", a que não é alheio "o gosto educado dos seus repórteres fotográficos". Ainda antes de ter a sua imagem global consolidada, o diário "impressionou rapidamente o leitor com a utilização da fotografia", disse Barreto. "Jornal sério, o PÚBLICO soube utilizar a fotografia com rara elasticidade, cruzando ironia com criatividade com o objectivo de informar". Elogiou ainda a capacidade de manuseamento da fotografia "com rigor e respeito de critérios fotográficos" estabelecidos, como é o caso da indicação do nome do autor e a proibição de manipulação da imagem em termos de informação.
As fotografias incluídas neste livro são da autoria de Adelino Meireles, Adriano Miranda, Alfredo Cunha, Bruno Portela, Bruno Rascão, Carla Carvalho Tomás, Carlos Lopes, Daniel Rocha, David Clifford, Dulce Fernandes, Fernando Veludo, Hugo Delgado, José Manuel Ribeiro, José Rocha, Luís d"Orey, Luís Ramos, Luís Vasconcelos, Luísa Ferreira, Manuel Roberto, Mário Marques, Miguel Madeira, Nélson Garrido, Nuno Ferreira Santos, Paulo Carriço, Paulo Pimenta, Paulo Ricca, Pedro Cunha, Rui Gageiro, Rui Gaudêncio e Sérgio Azenha.

PÚBLICO 15 ANOS DE FOTOGRAFIA
Editor PÚBLICO
Autores Colectivo
288 págs., ? 19,00

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