Booker International para Ismaïl Kadaré
O escritor albanês Ismaïl Kadaré foi distinguido com o primeiro prémio Man Booker International, no valor de 115 mil euros. Kadaré espera, com este prémio, que os Balcãs "não sejam vistos apenas como uma zona de guerra civil, conflitos armados ou de limpeza étnica". Entre os 18 autores de 13 países que tinham sido seleccionados contavam-se alguns prémios Nobel, como o norte-americano John Updike, o alemão Günter Grass e o colombiano Gabriel García Márquez. Ao contrário do Booker Prize, que se dirige apenas para escritores da Grã-Bretanha, da Irlanda e da Commonwealth, o Man Booker International é aberto a autores que escrevam em inglês ou cujo trabalho tenha sido traduzido para inglês. Kadaré rompeu com o regime comunista da Albânia e foi para França em 1990, como exilado político, meses antes da queda do regime de Enver Hoxha. Para o júri, Kadaré, de 69 anos, "é um escritor que cobre toda uma cultura - a sua história, paixão, folclore, políticas e desastres". Nos últimos dez anos viveu entre a França e a Albânia. O seu primeiro romance, The General of the Dead Army, publicado nos anos 60, é um dos seus livros mais famosos.
A Condecoração
Chirac atribui Legião de Honra a Oliveira
Manoel de Oliveira recebe esta manhã, às 11h00, no Palácio do Eliseu, as insígnias de comendador da Legião de Honra das mãos do Presidente da República Francesa, Jacques Chirac, a mais alta condecoração do país. A distinção surge numa altura em que Oliveira ultima a rodagem do seu novo filme, Espelho Mágico, a partir de um novo romance de Agustina Bessa-Luís, A Alma dos Ricos. O filme deverá ser estreado no próximo Festival de Cinema de Veneza.
SUGESTÕES DO DIA
LIVRO Monografia do arquitecto
Ricardo Bak Gordon
Uma monografia dedicada ao arquitecto Ricardo Bak Gordon, editada pela Librus, especializada em edições técnicas de arquitectura, é esta noite lançada em Lisboa. O livro, intitulado Bak Gordon, é apresentado pelo arquitecto e crítico Ricardo Carvalho.
LISBOA Sala do Risco. Lg. Santo António, às 21h30. Entrada livre
Feiras do LivroHoje
LISBOA
16h Debate O Pensamento Contemporâneo, com Eduardo Prado Coelho e José Bragança de Miranda (Auditório)
18h30 Conversa com Guião: Grandes Textos Matriciais - Ilíada e Odisseia - A Base da Cultura Ocidental em Português, por José Pedro Serra. Leitura de excertos por Diogo Infante (Auditório)
PORTO
21h30 O Mundo do Vinho, com Alfredo Saramago, João Paulo Martins, Ana Sofia Fonseca e João Miguel Carvalho (Café Literário)