Arqueólogos descobrem "Pompeia chinesa" com 700 anos

Arqueólogos chineses descobriram os restos de uma povoação que poderá ter sido destruída por um terramoto há cerca de 700 anos, como a Pompeia romana, revelaram ontem os media oficiais chineses. A localidade, até agora desconhecida, situada na província de Hebei (Norte), parece ter sido um centro comercial próspero durante a dinastia Song (960-1279), de acordo com a agência oficial chinesa Nova China. A povoação pode também ter sido destruída por quatro inundações sucessivas. A "Pompeia chinesa" foi descoberta por acaso, durante trabalhos de escavação para a construção de uma auto-estrada, acrescenta a Nova China.

A NOVIDADE

Concurso para assistir ao lançamento
do novo Harry Potter

JK Rowling, autora da saga Harry Potter, vai receber 70 crianças de todo o mundo no lançamento do próximo Harry Potter, a 16 de Julho, no Castelo de Edimburgo. A selecção das crianças vai ser feita através de concursos nos media. Rowling vai ler passagens do seu último livro, Harry Potter and the Half-Blood Prince. O lançamento vai ser transmitido em directo para todo o mundo por várias cadeias de televisão e rádio. As crianças, que têm que ter entre 8 e 16 anos, vão ainda ter a oportunidade de fazer perguntas à autora naquela que Rowling disse ser a única conferência de imprensa do novo livro. Harry Potter já vendeu 250 milhões de livros em todo o mundo. Rowling tem sido discreta quanto ao novo livro mas diz que é um dos seus favoritos.

o número

Entre 50 a 60 mil visitas mensais aos sites do IPM

Os sites na Internet de 12 museus tutelados pelo Instituto Português de Museus (IPM) têm uma média de 50 a 60 mil visitantes, disse à Lusa o director dos Serviços de Inventário deste organismo, Paulo Ferreira Costa. Dos 29 museus do IPM, 12 têm um site na Internet e mais nove páginas na web estão a ser desenvolvidas. O IPM tem uma página na Internet activa desde 1998, entretanto totalmente reformulada.

Sugerir correcção