Carneiro Pereira substitui Domingos Jerónimo nos serviços de informações

Foto
José Sócrates recebeu hoje ao fim da manhã, o secretário-geral cessante do SIRP, Domingos Jerónimo Inácio Rosa/Lusa

Carneiro Pereira exerce actualmente as funções de procurador-geral adjunto e inspector do Ministério Público, tendo sido no passado director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e director-geral adjunto dos Serviços de Informações e Segurança.

Segundo fonte do Governo citada pela Lusa, José Sócrates recebeu hoje, ao fim da manhã, o secretário-geral cessante do SIRP, Domingos Jerónimo.

"A conversa entre o primeiro-ministro e Domingos Jerónimo decorreu de forma cordial e ambos concordaram que não estavam reunidas as condições de confiança pessoal e política para que o actual secretário-geral continuasse no cargo", afirmou a mesma fonte.

Na sequência da revisão da lei dos serviços de informações, na anterior legislatura, PSD e PS entenderam-se quanto à criação do cargo de secretário-geral do SIRP, lugar que depende do primeiro-ministro e tem a coordenação de todos os serviços de informações (civis e militares).

Domingos Jerónimo tinha sido nomeado no final do ano pelo Governo de Santana Lopes, tendo sido até então secretário de Estado da presidência do Conselho de Ministros dos governos de coligação PSD/CDS.

"Júlio Pereira vai ao encontro do perfil técnico e não político que o primeiro-ministro deseja para secretário-geral do SIRP", disse a mesma fonte.