DRABL diz que obras na Barragem do Lapão vão ser adjudicadas em 2006
A Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral (DRABL) prevê que a adjudicação das obras de reabilitação da Barragem do Lapão, em Mortágua, deverá realizar-se no início de 2006.Ao intervir na cerimónia de assinatura do contrato para a elaboração do projecto de reabilitação, o director da DRABL, Leonel Amorim, depois de recordar as anomalias que afectaram a barragem devido a fortes chuvadas, em 2003, manifestou-se optimista quanto ao cumprimento dos prazos. Em abono da sua tese, frisou que o processo de elaboração do projecto vai ser acompanhado por técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e do Instituto Nacional da Água (Inag).
No entanto, o representante da Câmara de Mortágua, José Júlio Norte, mostrou-se pessimista quanto à data que o responsável máximo da DRABL anunciou como provável para o arranque das obras. "Não posso acreditar que estes "timings" sejam minimamente cumpridos", declarou.
O projecto para a reabilitação da Barragem do Lapão, na ribeira da Fraga, foi adjudicado pelo valor de 135.898 euros (IVA incluído), beneficiando de verbas do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central, ao abrigo do Programa de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura.
Para Leonel Amorim, a adjudicação do projecto constitui "um primeiro acto de esperança de que se consiga resolver de vez todos os problemas da Barragem do Lapão".