Um dos prémios atribuídos aos Outkast foi o de Vídeo do Ano, para "Hey ya!". É o terceiro ano consecutivo em que o mais prestigiado prémio da corrida vai para um grupo de hip-hop. Os Outkast arrecadaram ainda os prémios de Melhor Vídeo Hip-hop, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Direcção Artística.
O lote atribuído ao "rapper" Jay-Z premiou o controverso "99 problems" (o que tinha mais nomeações: seis no total) nas categorias de Melhor Vídeo Rap, Melhor Realização, Melhor Edição e Melhor Cinematografia. "Tentei levar as coisas ao limite... e esta é a minha recompensa", comentou Jay-Z.
Outro grande destaque da cerimónia é sempre o prémio atribuído pelo público. Este ano, o Viewers Choice Award foi para os Linkin Park, pelo excelente trabalho de animação japonesa em "Breaking the habit".
Os No Doubt e Usher conseguiram dois prémios cada: eles pelo vídeo de "It’s my life", ele graças a "Yeah!". Mais modestos, com um prémio na bagagem, saíram os Jet, Franz Ferdinand, Black Eyed Peas e Alicia Keys. Entretanto, os Maroon 5 conseguiam com "This love" a proeza de ser a primeira banda rock desde 1995 a ganhar o prémio de Melhor Novo Artista num Vídeo (os últimos tinham sido Hootie and the Blowfish).
O troféu para o Melhor Vídeo Feminino foi, pelo segundo ano consecutivo, para Beyoncé, por "Naughty girl". Menos sorte teve Britney Spears que, apesar de nomeada em quatro categorias com "Toxic", saiu de mãos a abanar. Mas não foi a única: Kanye West, White Stripes, Yeah Yeah Yeahs, Stereogram, D12, Christina Aguilera, Hoobastank, Jessica Simpson, Missy Elliott, Modest House e Darkness também não ganharam um único prémio, apesar das múltiplas nomeações.