Tchetchénia: candidato pró-russo vence com 73 por cento dos votos

Foto
Os números são já definitivos Stringer/EPA

Os números são definitivos e foram obtidos a partir de resultados transmitidos por telefone pelas comissões eleitorais locais.

"Isto [o resultado] já não vai mudar", afirmou Abdul-Kerim Arsakhanov em conferência de imprensa.

Os outros candidatos (todos pró-russos e próximos da área política do Presidente Akhmad Kaidrov, assassinado em Maio) tiveram resultados fracos, à excepção de Movsar Khamidov, que obteve 8,94 por cento, e de Vakha Vissaiev, que conquistou 4,72 por cento dos sufrágios.

A participação chegou aos 85,24 por cento, informou ainda Arsakhanov. Esta taxa, mais elevada do que a da última eleição presidencial, realizada em Outubro de 2003, foi acolhida com cepticismo, tanto pelas organizações não governamentais como pelos jornalistas, que ontem viram poucos votantes em todos os locais visitados.

Interrogado sobre estes locais de voto vazios, o presidente da comissão eleitoral replicou secamente: "Mais ninguém viu o que você afirma".

Perante o protesto unânime dos jornalistas presentes, o mesmo responsável tentou mudar de estratégia argumentando: "Vocês foram lá em má altura".

Sugerir correcção
Comentar