José Sócrates apresenta hoje moção de estratégia

Foto
José Sócrates Manuel de Almeida/Lusa (arquivo)

Intitulada "Uma esquerda moderna para os desafios do nosso tempo", a moção da candidatura de José Sócrates foi coordenada pelo eurodeputado socialista Sérgio Sousa Pinto.

A moção de José Sócrates é a segunda dos três candidatos à liderança do PS a ser apresentada à comunicação social, após a divulgação da moção de Manuel Alegre, na semana passada.

Pelo regulamento do XIV Congresso do PS, aprovado em Comissão Nacional do partido em Julho, a entrega das candidaturas a secretário-geral e das moções de orientação política termina na próxima quinta-feira, 28 dias antes da eleição do novo líder e dos delegados ao congresso.

João Soares, também candidato à sucessão de Ferro Rodrigues, deverá entregar a sua moção na quinta-feira.

Na sessão em que apresentou a sua candidatura, no dia 15 de Julho, Sócrates defendeu como ideias centrais o reforço do papel do Estado como regulador e a ideia de um "choque tecnológico" para o desenvolvimento do país.

Durante as sessões com militantes, José Sócrates defendeu como objectivo político central do PS a conquista da maioria absoluta nas próximas eleições legislativas.

Ao contrário de Manuel Alegre, que admite entendimentos com outras forças de esquerda após as eleições legislativas, o ex-ministro do Ambiente tem recusado fazer comentários sobre esse cenário, alegando que só serviria para enfraquecer o objectivo do PS de lutar por uma maioria absoluta.