Comissão Europeia: Durão Barroso anuncia hoje distribuição de comissões
Um porta-voz da Comissão Europeia indicou que Durão Barroso iria anunciar "algo de importante", mas não quis confirmar oficialmente se vai ser apresentada a distribuição das pastas pelos 24 comissários que compõem a sua equipa.
O antigo primeiro-ministro português, que assumirá as suas novas funções no dia 1 de Novembro, regressou no início da semana à capital belga para consultas.
Barroso tinha inicialmente anunciado que daria a conhecer a sua escolha na semana que começa a 23 de Agosto.
Contrariamente à Comissão Europeia cessante, na qual os grandes países dispunham de dois representantes, o novo Executivo da UE, de 25 nações, terá apenas um comissário por Estado.
Durão Barroso deverá também propor a escolha de dois vice-presidentes da Comissão.
Cabe ao Parlamento Europeu - que aprovou a nomeação de Barroso, em Julho, por uma confortável maioria - confirmar definitivamente a equipa do presidente da Comissão no seu todo, após audição, neste Outono, de cada um dos comissários.
Os comissários têm igualdade de direitos no seio do colégio, mas o peso das pastas é de importância variável.
As mais pesadas responsabilidades recaem sobre os grandes "dossiers" económicos, tais como o mercado interno, concorrência, comércio, assuntos económicos e monetários, políticas regionais, orçamento e ainda transportes ou energia.
Tendo em conta o maior número de comissários (24 contra os 19 anteriores, sem contar com o presidente), algumas pastas deverão ser repartidas.