Galp baixa preço da gasolina e aumenta gasóleo

Foto
A Galp Energia justifica a redução do preço da gasolina sem chumbo 95 octanas com o recuo da cotação dos produtos refinados DR

O preço do litro de gasóleo rodoviário subiu 1,3 cêntimos, para 0,802 euros, e o da gasolina sem chumbo de 95 octanas desceu 0,5 cêntimos, para 1,074 euros.

A Galp Energia explica a evolução do preço do gasóleo com a escalada do preço do crude nos mercados internacionais, mas diz que a descida da cotação dos produtos refinados permitiu baixar o preço da gasolina sem chumbo de 95 octanas.

"Conforme tem sido amplamente noticiado, as cotações do crude, quer no mercado de Nova Iorque, quer no mercado de Londres, têm atingido máximos históricos. A valorização do 'Dated Brent', por exemplo, desde finais de Junho, é de cerca de 30 por cento, e desde o início do ano ultrapassa já os 40 por cento", refere a Galp.

No entanto, a empresa refere que as cotações traduzem, "por um lado, a evolução do custo da matéria-prima (petróleo), mas também reflectem fenómenos de oferta e de procura específica de cada produto, nomeadamente nos gasóleos e nas gasolinas".

Assim, "se no caso do gasóleo vários factores se conjugaram para uma continuada alta das cotações, em linha com as subidas do crude, no caso das gasolinas verificou-se recentemente um ligeiro abrandamento nas respectivas cotações".

Ontem, a Shell deu o primeiro passo e aumentou o preço do gasóleo de 0,789 euros para 0,799 euros, justificando a decisão com o comportamento dos mercados de matérias-primas de Nova Iorque e Londres.