Engenheiro informático da Al-Qaeda capturado no Paquistão é a fonte das ameaças contra os EUA

Muhammad Naeem Noor Khan, de 25 anos, foi preso no dia 13 de Julho, ainda segundo o jornal americano. Noor Khan estava prestes a terminar um sistema de comunicações que permitia transmitir informações codificadas, afirma o "Times".

Segundo um responsável citado pelo jornal, a detenção de Khan permitiu descobrir que os terroristas que cometeram os atentados de 11 de Setembro nos Estados Unidos estudaram com detalhe os edifícios visados em Nova Iorque e Washington.

Outra fonte acrescenta que, em 24 anos de carreira, nunca tinha visto documentação tão detalhada. O conteúdo destas provas foram enviadas na última sexta-feira para Washington.

Ontem, no decorrer de uma conferência de imprensa na capital americana, o secretário americano da Segurança Interna, Tom Ridge, afirmou que a Al-Qaeda estava a planear novos ataques terroristas nos Estados Unidos contra alvos simbólicos como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial ou a Bolsa de Nova Iorque. Ainda que "pouco habitualmente precisas", estas ameaças não são "iminentes", precisou Ridge que não deu qualquer detalhe sobre a fonte destas informações. O mesmo responsável limitou-se a agradecer aos aliados dos Estados Unidos na guerra contra o terrorismo, nomeadamente, o Paquistão.

Por causa do nível de precisão com que os serviços secretos descobriram estas ameaças, o Governo decidiu elevar o estado de alerta para os edifícios que acolhem actividades financeiras em Nova Iorque, Washington e New Jersey.

Sugerir correcção
Comentar