Académica apresenta-se a pensar na manutenção

Foto
PUBLICO.PT

"Queremos uma equipa de 23/24 jogadores, bastante coesa, para alcançar a manutenção tão cedo quanto desejável. O plantel ainda não está fechado quanto a saídas e entradas. No entanto, até sexta-feira tudo será resolvido. A faltar ficam um ou dois avançados", afirmou o técnico.

"Hoje e amanhã decorrem os exames médicos e os psicotécnicos a todos os elementos do plantel. Na quarta, quinta e sexta-feira haverá um treino específico, na montanha, mais precisamente em Góis, e segunda-feira partiremos para o estágio em Gouveia, que decorrerá até 4 de Agosto, como previsto", continuou o treinador.

Sobre o elevado número de jogadores brasileiros no plantel, João Carlos Pereira desvalorizou esta questão. "Temos o mesmo número do ano passado", disse. "O que é importante é a relação qualidade/preço e essa conseguimo-la. É uma situação normal dentro da anormalidade", reiterou o líder da equipa técnica coimbrã.

Os restantes elementos da equipa técnica, além da novidade do director-geral da Académica, António Simões, serão Francisco Carvalho, que continuará como técnico-adjunto, Luís Matos, preparador dos guarda- redes, e Mário Monteiro, preparador físico.

Entre as novidades contam-se os guarda-redes Dani (ex-Naval) e Pedro Gomes (ex-júnior), os defesas Bruno Leite (ex-Vasco da Gama/Brasil), Vasco Faísca (ex-Piacenza/Itália) e Danilo Ferraro (ex-Coritiba/Brasil) e os médios William Soares (ex-S. José de Porto Alegre/Brasil), Luciano Fonseca (ex-S. Gabriel de Porto Alegre/Brasil), Sarmento (ex-júnior) e Rafael Gaúcho (ex-Esporte Clube Juventude/Brasil).

De saída estão o guarda-redes Eduardo (Pombal), Tonel (Marítimo), Fábio Felício (Leiria), Lucas (Boavista), Marinescu (Chaves), Paulo Sérgio (Sporting), Akos Buszaki (FC Porto), Filipe Alvim (clube a designar), Marcelo (sem clube), Fávaro (clube a designar), Flávio Dias (clube a designar), Kaká (Albacete), Zuela (clube a designar), Zé António (clube a designar), Xano (clube a designar) e Dyduch (Dragões Sandinenses).

Por resolver, segundo o chefe do departamento de futebol, Vasco Gervásio, está a eventual saída do defesa central Zé António, que se apresentou para exames médicos, mas ainda não tem a sua situação definida. O médio angolano Zuela também deverá sair, enquanto a entrada de um avançado será decidida até à próxima sexta-feira.

O médio mais veterano da equipa e recordista de jogos na Académica, Rocha, de 36 anos, apresentou-se como jogador, mas deverá integrar a equipa médica como fisioterapeuta. Esta situação ainda não está concluída, mas o atleta encara-a com bons olhos. "O meu desejo é jogar, mas também vejo com bons olhos começar a trabalhar na área onde me especializei", afirmou o jogador.

A "Briosa" arranca para a época 2004/2005 com os seguintes 23 elementos:- Guarda-redes:

Pedro Roma, Dani e Pedro Gomes.

- Defesas:

Zé Castro, Danilo Ferraro, Pedro Henriques, Tixier, Nuno Luís, Vasco Faísca, Raúl Oliveira, Fredy e Bruno Leite.

- Médios:

Rodolfo, Dionattan, Rocha, William Soares, Luciano Fonseca, Paulo Adriano, Rafael Gaúcho e Sarmento.

- Avançados:

Delmer, Joeano e Nuno Piloto.